quinta-feira, 30 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 25

Fonte: World Of O
No desafio de hoje, recuperamos a análise do quarto dia da série Route to Christmas de 2016, que nos levou até à Republica Checa, ao Campeonato da Europa de Distância Longa.

A pernada em análise é a quarta do percurso da Elite Feminina, com uma impressionante distância linear de 3km, cujo perfil se apresenta seguidamente:
Como se pode observar, trata-se de um terreno com grandes elevações e fortes declives nas vertentes, o que obriga a escolher devidamente o caminho a seguir, sob risco de perder muito tempo e energia...

Para ajudar a interpretar o relevo, "iluminámos" o mapa, assinalando a reentrância principal (Azul) e traçando três curvas de nível, com equidistância de 75 metros entre elas: a mais baixa (verde) corresponde à cota do ponto 4, a intermédia (Castanho) corresponde à cota do ponto 4 e a Magenta representa os pontos de maior altimetria do mapa.


Assim identifica-se facilmente que existe uma elevação dominante à esquerda (Sul) que desce para dois "esporões", o mais elevado ao centro, com duas colinas e outro menor, que desce até ao ponto 4. Como é normal, havendo esporões, também há reetrâncias. A mais profunda atarvessa toda a parte superior do mapa, de sul para norte, enquanto a segunda está na parte inferior do mapa, começando na zona dos pontos 1 e 2 e descendo pelo 3.

Com base nesta análise e nas escolhas das atletas, identificam-se apenas duas opções:

 Opção A: sair pela esquerda, subir pelo colo, descer pelo caminho e apanhar o caminho que segue na encosta, à curva de nível, até chegar à zona do 6-7, onde se inicia a descida até ao ponto 4.

Opção B: sair pela direita, subir pelo colo, descer tudo, primeiro pela reentrância, depois pelo trilho. Entrar na reentrância da esquerda e subir pelo caminho à direita, até ao ponto. 

Analisando o perfil das opções, temos:
A opção A consegue evitar quase todo o ascendente, acumulando pouco mais de cinquenta metros, mas percorre uma distância ligeiramente superior a 4,2km, sempre por caminhos.

A opção B enfreta quase o tripo do desnível, com quase 150 metros de ascendente acumulado, poupando cerca de seiscentos metros de distância face à A, com uma parte da descida fora de caminhos a constituir um risco adicional em termos de progressão...

De seguida, apresentamos os dados GPS das atletas disponibilizados no worldofo:
A análise dos dados permite-nos constatar que o desempenho na opção A foi claramente superior, conferindo uma vantagem de cerca de dois minutos face aos melhores registos da opção B...



Sem comentários:

Enviar um comentário