domingo, 26 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 21

Fonte: Livelox
O desafio de hoje leva-nos até ao sudeste da Letónia, à localidade de Daugavpils, junto à fronteira com a Lituânia e com a Rússia.

A escolha recaiu na terceira pernada de um percurso de treino realizado na semana passada e tem uma extensão de 828 metros.
Analisando o perfil confirma-se que a altimetria não constitui obstáculo, pelo que os constrangimentos à escolha das opção são a transitabilidade fora de caminhos e nas zonas pantanosas.
Assim, identificam-se três opções genéricas:

Opção A: sair pela esquerda, a azimute, e apanhar o trilho junto ao primeiro pântano. Contornar o segundo pantano pela esquerda e atacar o ponto a partir do marco.
Opção B: seguir a linha, apanhar o caminho junto ao segundo pântano e virar à direita no caminho que atravessa o pântano. Atacar o ponto a partir do marco.
Opção C: sair pela direita e apanhar o trilho, contornando o pântano pela direita. Atacar o ponto a partir das colinas.
Analisando os perfis das opções verifica-se que A e B são muito equivalentes, podendo, inclusivamente, haver combinações entre partes das duas opções. 
A opção B pode representar algum risco na travessia do pântano.
A opção C é cerca de 130 metros mais longa, mas permite simplificação e, consequentemente, um ritmo superior...

De seguida apresentam-se as opções dos atletas participantes:

Os dados não são conclusivos uma vez que a maioria dos atletas denota hesitação e translação entre opções e nenhum dos atletas executou as opções que nós aqui apresentámos.
É curioso registar que a travessia do pântano parece ser segura, uma vez que os tempos mais rápidos seguiras essa variante...

Sem comentários:

Enviar um comentário