quarta-feira, 22 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 17

Fonte: www.worldofo.com
O desafio de hoje leva-nos até às florestas do sul da Eslovénia, próximo da fronteira com a Itália e foi analisado no número 16 da série Route to Christmas de 2017.

Trata-se da sétima pernada do percurso M21E do Lipica Open, disputado em março desse ano.
Trata-se de uma pernada curta e praticamente sem desnível, no entanto, estamos a falar de um terreno cárstico, com muitos detalhes e com a particularidade da maioria dos detalhes de relevo estarem cartografados de forma negativa, ou seja, em muitas áreas o terreno tem que ser lido através da interpretação de uma sucessão de depressões. Este aspeto conjugado com áreas de visibilidade reduzida pela vegetação pode levar os atletas a perder tempo considerável.

Deste modo, apresentam-se três opções genéricas (cada uma delas pode ter diversas variações, mas o que está em causa é o tipo de navegação a utilizar):

Opção A: sair pela esquerda, evitando as áreas com maior detalhe de relevo e seguir pelo caminho.  Atacar o ponto a partir da colina junto ao caminho, utilizando as áreas semi-abertas até entrar na reentrância do ponto. 
Opção B: seguir a linha da pernada, utilizando os muros como referências lineares de apoio à navegação e usar a depressão como ponto de ataque.
Opção C: descer para a direita aproveitando os trilhoes existentes, seguir pela àrea aberta. Ao entrar novamente na floresta (branco), virar à esquerda e apanhar a reentrância do ponto.
Analisando os perfis, verifica-se que:
A opção A permite utilizar um ritmo de corrida mais alto na segunda parte da opção do que a opção B, podendo assim compensar o acréscimo de distância.
A opção B é cerca de 150 metros mais curta que as outras. Devido ao terreno, a progressão será mais lenta mas os muros garantem segurança na navegação.
A opção C é a que conjuga maior distância e desnível, mas permite executar a pernada sem grande necessidade de navegação (simplificação) e com um ponto de ataque razoavelmente seguro.

Analisando os dados GPS dos atletas participantes, verifica-se que o melhor registo foi de 3:49, pela opção C, no entanto, os tempos das outras opções não ficam muito longe, sendo de 3:56 na opção B e de 4:26 na A (neste caso, o atleta cometeu um erro de navegação que o fez perder mais de vinte segundos).

O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria... 

Sem comentários:

Enviar um comentário