quinta-feira, 16 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 11

Fonte: www.worldofo.com
O desafio de hoje é o número 21 da série Route to Christmas de 2015 e foi extraída do percurso M21E do campeonato de distância longa da Republica Checa.

Conforma se pode avaliar no perfil da pernada, o relevo é a condicionante mais significativa na escolha da opção:
O ponto 5 encontra-se na parte inferior de uma elevação que se estende em forma de "J" (de facto, aparenta ter o formato de uma bota), estando o ponto 6 na base oposta da elevação.
A pernada tem uma distância linear de cerca de 2,5km e um ascendente acumulado ligeiramente superior a 200 metros.

Tendo em conta os constrangimentos identificados, identificam-se três opções genéricas:

Opção A: sair do ponto subindo toda a encosta pela esquerda, de forma a passar no colo. Seguir a meia encosta, aproveitando alguns trilhos até apanhar o caminho na parte final da colina. Sair do caminho contornando o verde pela esquerda e usar a manjedoura como ponto de referência para atacar o ponto.
Opção B: sair para a direita evitando a elevação principal e apanhar o caminho, contornando o esporão. Na bifurcação, apanhar o caminho que sobe à esquerda, passando a colina principal no colo. Descer aproveitando trilhos e apanhar o trilho a meia encosta até ao fim da colina. Descer pelo aceiro, cruzar o caminho e seguir até à manjedoura para atacar o ponto.
Opção C: sair para a direita evitando a elevação principal e apanhar o caminho, contornando o esporão. Na bifurcação, continuar em frente até encontrar uma picada à esquerda. Subir em diagonal até encontrar o estradão. Contornar o monte e sair pelo aceiro à direita até à manjedoura para atacar o ponto.
Analisando os perfis das opções temos:
A opção A replica o desenho da pernada. Com cerca de 2,7km acrescenta pouco mais de 200 metros e poupa 25 metros de desnível ao evitar o topo da primeira colina.
A opção B evita a primeira elevação mais elevada, aproveitando alguns trilhos existentes e conseguindo poupar no desnível ficando-se pelos 150 metros de ascendente acumulado. No entanto, a distância a percorrer sobe para 3,3km.
A opção C contorna as principais elevações pela direita, quase sempre por caminhos, acumulando cerca de 140 metros de ascendente, mas com um distância de 3,7km.


O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria...

Sem comentários:

Enviar um comentário