sexta-feira, 10 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 05

Fonte: www.worldofo.com

Para hoje, escolhemos o desafio "Route to Christmas: Day 9" de 2018.

A pernada escolhida é da etapa de Distância média da Final da Taça do Mundo de 2018, disputada na Republica Checa, a sul de Liberec.

Trata-se de uma pernada relativamente curta (com uma distancia linear de cerca de 550 metros) e com declives médios.
A análise do perfil da pernada permite constatar que a diferença de altitude entre os dois controlos é de +25 metros, existindo uma elevação de cerca de 75 metros a meio da pernada.



O principal desafio de uma pernada deste tipo prende-se com a velocidade de execução, que pode ser severamente prejudicada quer pelos detalhes rochosos quer pela vegetação. 
As opções por caminhos acrescentam, no entanto, uma distância considerável às opções.

Com base na análise do terreno e nas opções dos atletas, identificámos, como habitualmente, três opções:

Opção A: seguir o traçado da pernada, o mais próximo possível da linha reta, progredindo pelas reentrâncias e aproveitando os troços de caminho disponíveis.

Opção B, passar junto ao 14 e apanhar o caminho que acompanha a linha de alturas.

Opção C: sair no sentido oposto à pernada, apanhar o caminho contornando o 15 e o 16 e continuar pelo caminho da linha de alturas da opção B.

Análise: 
Como se depreende da análise dos perfis de distância/altimetria abaixo, a Opção A assemelha-se bastante ao perfil da pernada, apresentando uma distância de 610 metros (acréscimo de distância de 60 metros) mas com um ascendente de quase 90 metros.
A opção C tem uma distância de 1,1km (o dobro da distância linear) e um ascendente de 60 metros, recorrendo a caminhos em quase toda a sua extensão.
A opção B é uma variante intermédia entre a A e a C, percorrendo uma distância de 800 metros, com um ascendente de 75 metros.

O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria...

3 comentários:

  1. Interessante conhecer o ponto de ataque!...
    Pode ser útil !....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida... Muitas boas opções de itinerário são deitadas por terra na abordagem ao ponto. Na escolha destes desafios já detectámos algumas situações em que isso se verificou. No entanto, nestes exercícios estamos a privilegiar a escolha da opção através da análise do perfil de altimetria, descurando os apestos da leitura de precisão...

      Eliminar
  2. Analisando os dados GPS dos participantes (disponibilizados em www.worldofo.com), verifica-se que a Opção C foi a que resultou claramente, em melhores resultados.
    O melhor tempo da Pernadada foi registado por Gustav Bergman, com 5:05, quase um minuto mais rápido do que Olav Lundanes, o melhor registo da Opção A, com 6:01.
    Na Opção B, o melhor registo foi de Andreas Kyburz, com 5:54.

    ResponderEliminar