sexta-feira, 1 de maio de 2020

Desafio da Quarentena - 26


Fonte: Worldofo 2DRerun
O desafio de hoje leva-nos à terceira etapa da Taça do Mundo de Orientação de 2019, disputada na Suiça, em setembro de 2019. 

Trata-se da terceira pernada do escalão de Damas Elite, num percurso de distância média com 6,2km que se disputou numa zona de planalto com duas elevações ao centro, mas com poucas zonas de declives acentuados. O mapa apresenta, no entanto, algumas áreas de vegetação rasteira e diversas de vegetação alta que reduz a visibilidade.

A pernada tem uma distância linear de 0,9km e o seguinte perfil:
Como se percebe pela imagem, o ponto 3 encontra-se a uma cota ligeiramente inferior à do 2, existindo uma elevação dominante no último terço da pernada que, no entanto, pode ser contornada.

Assim, identificam-se três opções:

Opção A: sair pela esquerda, pelo caminho, apanhar o estradão que segue sempre à curva de nível. Após o 12, sair pelo trilho e atacar o ponto a partir da escarpa de terra.
Opção B: seguir ao longo da linha da pernadae utilizar o estradão para desviar e evitar o ascendente. Sair à direita antes da escarpa de terra e atacar o ponto.
Opção C: subir e apanhar o estradão contornando o monte pela direita. Após a linha de água (a seguir ao ponto 4) sair para a esquerda e atacar o ponto à curva de nível.
Analisando o perfil das opções verifica-se que a opção A consegue evitar o desnível, mas acrescenta muita distância, chegando quase a 1,7km.
A opção B também consegue fugir ao desnível, encurtando a distância para 1,1km, ainda que na primeira metade, exija cerca de 300 metros de navegação fora de caminhos.
A opção C acumula mais desnível e chega quase a 1,5km, com a parte final a decorrer fora de caminhos por quase 300 metros.

Com base dos dados disponibilizados, estas foram as opções das atletas:

O melhor registo pertenceu a Tove Alexandersson, com 5:24, seguindo a opção B e ninguém seguiu a opção A.

Agregando por variantes das opções, verificamos que na opção C o melhor resultado foi de Lisa Risby que registou 6:46, perdendo um minuto e vinte e dois segundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário