terça-feira, 14 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 09

Fonte: www.worldofo.com
O desafio de hoje é um dos mais recentes da série Route to O-Season 2020, mais concretamente, o número 28, publicado pelo worldofo em 11 de abril. 
Trata-se de uma prova de distância média de seleção de atletas juniores da Dinamarca para a participação no JWOC.
O terreno é composto por floresta de pinheiros, correspondendo os verdes a áreas de arborização mais recente. 
Apesar de se tratar de uma pernada relativamente curta, a existência de uma rede de reentrâncias e, acima de tudo, "os verdes", são fatores que condicionam as opções.
Paralelamente, o facto de se tratar de uma distância curta dá maior importância à execução, ou seja à navegação e à cadência do que á opção em si.
Com base em todos estes fatores, identificam-se quatro conjuntos de opções, que podem ter, cada uma, diversas variantes:

Opção A: sair para sul, passar  junto às casas, apanhar o aceiro até ao alcatrão e atacar o ponto a partir do limite de vegetação.
Opção B: contornar as reentrâncias pelo seu limite sul, aproveitando os caminhos existentes, na parte final, sem caminhos e nos verdes, procurar usar o esporão como referência para ataque ao ponto.
Opção C: descer pelo caminho para noroeste, passar a colina e entrar nas passagens de "branco" entre os verdes. Subir a colina e usar a reentrancia como ponto de ataque.
Opção D: descer pelo caminho para noroeste, continuar pelo caminho e seguir pela reentrância da esquerda. Na bifurcação das reentrâncias seguir pela da esquerda e atacar o ponto. 
Analisando os perfis de altimetria, confirma-se a análise de que o maior obstáculo não está no relevo, registando-se um ascendente acumulado máximo de cerca de 10 metros na Opção D.
Ou seja, os fatores de decisão serão a distância, a velocidade e a segurança da navegação.
Neste aspeto, a opção A é claramente a mais segura, mas quase duplica a distância da pernada.
A opção B tem uma distância aceitável e pouco desnível, mas exige risco elevado na fase final e na abordagem ao ponto.
A opção C poupa na distância e é razoavelmente segura, não sendo demasiado penalizadora no desnível.
A opção D equipara-se à B na distância, mas é mais penalizadora no desnível e apresenta também algum risco nos verdes, antes da abordagem ao ponto.


O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria...

1 comentário:

  1. Tratando-se de prova de seleção de atletas jovens, não existem nomes de referência que possam validar os tempos das opções.
    Não obstante, os 3 melhores tempos foram registados na opção C, sendo o melhor registo de 4:02.
    Na opção A o melhor fez 4:45, na B 4:57 e na C 5:08.

    ResponderEliminar