sexta-feira, 24 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 19

Fonte: Livelox
No desafio de hoje, continuamos no norte de Itália, cerca de vinte quilómetros a sul de Trento, numa localidade chamada Altopiano della Vigolana onde decorreu, em maio de 2019, a quarta prova da Coppa Italia.

A prova disputou-se a mil metros de altitude, numa zona de floresta limpa, mas o terreno apresenta um declive muito acentuado, com muitas linhas de água e ravinas. 

A pernada em análise (3-4) tem uma distância linear de 629 metros e apresenta o seguinte perfil:

Embora à primeira vista pareça ter muito desnível, trata-se de uma ilusão de ótica gerada pelo esporão, uma vez que ambos os pontos estão à mesma quota. No entanto, devido à irregularidade do terreno, é desaconselhável navegar à curva de nível, fora de caminho, identificando-se duas opções: 

Opção A: sair à curva de nível até ao caminho, descer até ao triângulo e atacar o ponto subindo pela reentrância. 
Opção B: sair à curva de nível até ao caminho, subir pelo caminho da direita. Antes do caminho cruzar a reentrância mais pronunciada, sair para a esquerda, passar essa reentrância e atacar o ponto a partir do esporão.
Analisando os perfis das opções, verifica-se que a opção A é oitenta metros mais extensa e tem todo o ascendente na abordagem ao ponto, fora de caminhos. A opção B, tem a parte do percurso fora de caminhos a descer, no ataque ao ponto...

De seguida apresentamos as opções dos atletas em prova e o respetivo desempenho nesta pernada, conforme dados disponibilizados no Livelox:

Esta análise permite-nos verificar que, apesar de os tempos serem muito equivalentes, o melhor registo foi obtido por Alessio Tenani na opção B.
No entanto, numa análise mais ao pormenor, constatamos que todos os outros atletas escolheram uma variante da opção B, optando por continuar pelo caminho saindo só depois da reentrância, o que acrescenta, no mínimo, quarenta metros à opção, fazendo toda a diferença...

Sem comentários:

Enviar um comentário