domingo, 19 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 14

Fonte: www.worldofo.com
O desafio de hoje leva-nos até ao noroeste da Eslovénia, à região de Idrija, onde em 2018 decorreu a Cerkno Cup.

A pernada em análise, abordada no número 11 da série Route to Christmas de 2018, corresponde à segunda pernada da etapa de distância longa.

Como se pode observar pelo perfil a pernada não é muito longa, mas existe uma elevação dominante logo no início e o ponto 1 encontra-se a meio da encosta. O ponto 3 encontra-se a uma quota 125 metros abaixo do ponto 1, com um declive significativo e áreas com ravinas de erosão que são de evitar.
Assim, identificam-se três opções genéricas:
Opção A: contornar o monte pela esquerda, apanhando o caminho da esquerda. Sair após a área aberta (amarelo) passando acima do ponto 7 até ao ponto.
Opção B: subir a direito desviando apenas da cumeada. Apanhar o caminho na contra-encosta, passar pela área aberta junto às casas em direção ao ponto 7 e daqui para o ponto 2.
Opção C: sair pela direita, descer pela área semi-aberta (amarelo claro), apanhar o caminho até ao fim da área aberta, passar abaixo do ponto 7 e seguir para o ponto 2.
Analisando os perfis das opções, constata-se que a A consegue evitar o ascendente e é mais segura, apoiando-se em caminhos e evitando o terreno mais irregular junto às linhas de água, mas é também claramente mais longa, com 1,6km.
A opção C é claramente a opção mais curta, tendo praticamente o mesmo ascendente da B.

O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria... 

Sem comentários:

Enviar um comentário