sábado, 4 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 02

Fonte: Instagram de choice.route_orienteering
Com base nos registos GPS disponibilizados, identificam-se três opções genéricas:

A - Pela esquerda quase até à estrada de alcatrão começando depois a subir pela área aberta (amarelo - este símbolo garante que nesta área a velocidade de progressão é elevada), passando a oeste do bosque (braco) e atacando o ponto a seguir à reentrância.

B - Subir pelo caminho até ao primeiro colo, atravessar o colo e apanhar o caminho descendente até chegar à área aberta (amarelo), seguindo aí pela curva de nível (permanecendo à mesma altitude), passando a oeste do bosque (braco) e atacando o ponto a seguir à reentrância.

C - Subir sempre pelo caminho, passando entre os dois cumes, após o segundo cume, seguir pelo caminho descendente até entra na área aberta (amarelo), atacando o ponto para sudoeste.



Analisando o perfil da pernada (seguindo a linha do percurso), verifica-se um desnível acumulado de 250 metros.
Estamos perante três opções com perfil completamente distinto. 
Mesmo as opções B e C, que tem a parte inicial comum(cerca de 40% da pção), acabam por ter perfis muito distintos, com a C a acumular quase os 250 metros de desnível e a B a ficar-se pelos 150 metros, mas com o último terço da pernada fora de caminhos.
Mesmo a opção A apresenta um desnível superior a 100 metros, sendo a mais longa das três e tendo apenas 25% do percurso baseado em caminhos.
Entre os resultados disponibilizados no site, o melhor registo foi obtidos por atletas que escolheram a opção A. 

O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria...

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