Fonte: www.worldofo.com |
O desafio de hoje foi retirado do número 10 da série Route to Christmas de 2016 e levanos até outubro de 2016, aos Suunto Games disputados na localidade de Haanja, no sudoeste da Estónia.
Trata-se da segunda pernada do escalão M21E na prova de distância longa, que apresentava uma distância de 15,3km e 380 metros de desnível.
A pernada apresenta uma distância linear de cerca de 1,5km e os pontos encontram-se ao mesmo nível. Como principais condicionantes, temos uma elevação na segunda metade da pernada, várias áreas alagadiças (azul claro) e vegetação (verde claro) que prejudica a visibilidade.
Como de costume, indicamos três opções genéricas:
Opção A: sair pela esquerda, pelo aceiro, apanhar o caminho e seguir contornando o monte pela esquerda, e subir pelo caminho que passa junto ao ponto.
Opção B: seguir a linha da pernada desviando apenas das áreas alagadiças, subir o monte desviando dos verdes e atacar o ponto a partir do colo.
Opção C: sair em frente, desviando para a direita, contornar o monte pela direita, junto às áreas alagadiças, subir pelo colo e atacar o ponto.
Analisando os perfis das opções verificamos que:
A opção B é quase similar ao perfil da pernada, assumindo um ascendente acumulado de cerca de 80 metros em 1,5km.
A opção C é ligeiramente mais longa, com 1,6km mas poupa bastante no desnível , não indo além dos 50 metros.
A opção é claramente mais longa, representando um acréscimo de 0,6km para as restantes e cerca de 50 metros de desnível, num percurso que é feito sempre com base em caminhos...
O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria...
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