terça-feira, 28 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 24

Fonte: World of O
O desafio de hoje foi selecionado da série Route to Christmas de 2019 - dia 12 e leva-nos até à Finlândia, à localidade de Muurame, a nordeste de Tampere, onde decorreu a Kurko Cup, uma  famosa prova de orientação noturna.

A pernada escolhia tem uma distância linear de 1,1km, e decorre num mapa com um misto de floresta com zonas habitacionais, tendo dois tipos de condicionantes: as elevações significativas e uma conjugação de áreas privadas com áreas proibidas e falésias intransponíveis que impedem a navegação pela linha direta:
Como se infere pelo perfil, existem duas elevações dominantes, com uma reentrância profunda entre elas, o que aconselha a identificar opções mais "largas" face à linha de pernada. Assim, conjugando esta análise com a observação do mapa, identificam-se três opções genéricas (cada uma delas pode apresentar variações quer na saída quer na abordagem ao ponto):
Opção A: descer e apanhar a estrada da esquerda, seguir pela estrada que sobe a reentrância ao centro, subir à esquerda na zona residêncial e atacar o ponto pela linha mais curta, entre os edifícios.
Opção B: sair para a direita subindo a meia encosta até apanhar o caminho. Continuar pela estrada da direita contornando a área residêncial. Atacar o ponto subindo a reentrância.
Opção C: descer e apanhar a estrada da direita de modo a contornar o monte pela base, entrando depois na opção B.
Analisando os perfis das opções verificamos que:
A opção A consegue evitar totalmente a primeira elevação mas, como desce até ao fundo da reentrância, acaba por acumular cerca de 100 metros de ascendente, numa distância de 2,06 km.
A opção B evita o ponto mais alto do monte e as áreas impeditivas, acumulando cerca de 140 metros de ascendente em 1,7km. A navegação noturna na encosta de floresta no início da opção pode condicionar a velocidade de execução mas a redução da distância face a A e C pode ser vantajosa para atletas mais lentos.
A opção C, tal como a B, evita a parte mais alta do monte, mas baseia-se quase sempre em estrada, presentando um ascendente de cerca de 120 metros e 2,04km.
Tratando-se de uma prova noturna, é importante avaliar também a abordagem ao ponto 6 que nos parece claramente mais facilitada nas opções B e C.

Apresenta-se de seguida as opções dos atletas que disponibilizaram o track GPS: 
Constata-se que as três opções são razoavelmente equilibradas em termos de desempenho, com os melhores registos a surgirem na Opção C, mas com diferenças de tempo pouco relevantes... 

Sem comentários:

Enviar um comentário