sexta-feira, 17 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 12


Fonte: www.worldofo.com
O desafio de hoje leva-nos até à Austrália, mais precisamente aos Campeonatos de Distância Longa de 2105, e foi objeto de análise no número 13 da série Route to Christmas de 2015.

O terreno onde se disputou a prova fica situado numa região mineira, de prospeção de ouro, apresentando muitas ravinas (embora de pequena dimensão) e fossos de erosão, que são, absolutamente de evitar.

A pernada apresentada, corresponde à ligação dos pontos 4 e 5 dos escalões de Elite (masculino e feminino). Trata-se de uma pernada relativamente longa, com cerca de 2,8km e apresenta, genericamente, o seguinte perfil:
Conforme se depreende da análise gráfica, a altimetria não é fator de decisão, sendo as opções condicionadas, acima de tudo pela transitabilidade.

Desta forma, identificam-se três opções:

Opção A: sair pela esquerda  numa navegação baseada em caminhos, afastando-se da zona central de ravinas. 
Opção B: seguir a linha da pernada, navegando para evitar as ravinas mais profundas e aproveitar os trilhos existentes na parte final, que conduzem à zona do ponto.
Opção C: sair para a direita para evitar o primeiro fosso e depois convergir para a opção B.
Da análise gráfica verificamos que a Opção B é claramente mais curta, com cerca de 3,1km, mas assume risco acentuado na passagem das ravinas.
As opções A e C apresentam distâncias semelhantes e ambas recorrem a bastante a caminhos, sendo que a A tem algum risco na passagem da ravina...

O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria...

Sem comentários:

Enviar um comentário