segunda-feira, 13 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 08

Fonte: www.worldofo.com
O desafio de hoje remonta a 2015, nomeadamente ao dia 22 da Série Route to Christmas.
A pernada em análise foi utilizada nas provas de seleção da equipa da Hungria com vista à participação nos Campeonatos do Mundo de Distância Longa.

Trata-se de uma área florestal localizada em Répáshuta, no noroeste da Hungria, caraterizada por um relevo acentuado e terrenos de modo geral com boa transitabilidade.

A pernada tem a orientação oeste-este, e uma distância de 2,7km. 
Como se pode verificar, o ponto de chegada encontra-se a uma cota 100 metros abaixo do ponto de partida, havendo, pelo meio, um vale bastante profundo que é impossível de evitar e, na parte este do mapa, um conjunto de elevações ao mesmo nível do ponto de partida.
Da análise do terreno, identificam-se 3 opções:

Opção A: sair para norte, descendo a encosta, seguir pelo caminho no vale e apanhar a linha de água profunda à esquerda. Subir pela linha de água, aproveitando os caminhos existentes, passar junto à povoação até à estrada de asfalto e seguir pelo trilho à direita, subindo até cota do ponto, seguir à curva de nível, utilizando a curva do caminho como ponto de ataque ao controlo.
Opção B: Idêntica à opção A até à junção das linhas de água onde sobe  a encosta para este, navegando entre os cumes, e atacando o ponto de cima, pelo esporão.
Opção C: descer pela estrada de asfalto à direita, entrar na reentrância junto à área privada e descer até ao fundo do vale. Subir pela reentrância da esquerda até ao colo e, daqui contornar a elevação à curva de nível.

As opções identificadas apresentam os seguintes perfis:
A opção A procura evitar as elevações mais ao centro da pernada e baseia-se quase sempre em caminhos, com exceção da parte final do percurso. Tem uma distância de 4,3km e apresenta um ascendente acumulado de 150 metros. A hipótese de continuar pelo alcatrão, fazendo toda a opção por caminhos acrescentaria ainda mais distância e mais 50 metros de desnível. 
A opção B tem uma distância de 3,5km e 150 metros de ascendente acumulado. Apesar de conseguir utilizar alguns caminhos, exige bastante navegação sem caminhos na parte mais montanhosa.
A opção C evita melhor o desnível, apresentando um ascendente acumulado de 125 metros, numa distância de 3,7km. Encontra-se baseada em caminhos durante a primeira metade mas, na abordagem ao ponto, exige progressão fora de caminhos e com poucas referências, envolvendo maior risco de navegação.

O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria...

2 comentários:

  1. Como se trata de uma prova de seleção, existem poucos registos GPS o que torna a análise pouco fidedigna.
    Pelos dados disponíveis, o melhor registo foi de 22:28, obtido numa variante da opção B por Bakó Aron (média de 13:41min/km!!!). Não há qualquer registo pela opção A e o melhor da opção C foi cerca de 1:20 mais lento.

    ResponderEliminar