segunda-feira, 27 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 23

Fonte: WorlOfO
No desafio de hoje voltámos à série Route to Christmas, de onde escolhemos o 21.º dia da série de 2014.

Trata-se da pernada 11 de um percurso M21E dos campeonatos regionais de França, disputados a norte de Lion, num mapa com relevo bastante acentuado, numa área florestal em que coexistem áreas de floresta limpa que permite uma boa progressão, de vegetação rasteira que reduzem substancialmente a velocidade, de floresta jovem que reduzem a visibilidade e a progressão e áreas de vegetação densa (verde escuro) que impedem a passagem dos atletas.

A pernada apresenta uma distância linear de 1,3km e tem como principal condicionante a existência de um cume bastante significativo no último terço.
Analisando o perfil verificamos que o ponto 11 está à uma cota superior em quase 150 metros ao ponto 10 e que a subida ao cume do monte implica um acréscimo de ascendente de quase 75 metros. Como a parte mais alta do cume assume um formato cónico, existe alguma margem para gerir as opções de forma a reduzir desnível, aumentando distância, identificando-se quatro opções genéricas:
Opção A: sair para a esquerda, contornar o monte por Oeste aproveitando os caminhos existentes e atacar o ponto pelo limite da área semi aberta.
Opção B: seguir a linha da pernada, desviando apenas dos verdes e das zonas rochosas no topo e atacar o ponto a partir da falésia.
Opção C: seguir a opção B e derivar para a direita na bifurcação de caminhos, de forma a contornar o monte por Este, atacando o ponto pelo limite de vegetação.
Opção D: seguir pela direita apanhando o caminho transversal à encosta de modo a contornar o monte pelo extremo Este, atacando o ponto à curva de nível.
A opção A é a mais longa com 1,9km mas poupa 25 metros de ascendente face à pernada (e à opção B), maximiza a navegação em caminhos e tem uma linha de ataque segura baseada no limite de vegetação.
A opção B é a mais curta, com 1,4km, mas enfrenta a totalidade do desnível e a zona pedregosa no topo do monte. A falésia é um ponto de ataque seguro.
A opção C é a mais equilibrada entre distância, com 1,5 km e o desnível, onde poupa 50 metros de ascendente. O ataque ao ponto baseado na linha do limite de vegetação é razoavelmente seguro.
A opção D é a que melhor evita o desnível, poupando 75 metros de ascendente, mas acrescenta alguma distância, chegando aos 1,7km. O ataque ao ponto é menos seguro que nas restantes opções.

De acordo com os dados disponibilizados no World of O, estas foram as opções do atletas:

A melhor opção foi de François Gonon pela opção A com uma vantagem de um minuto sobre Olivier Tranchant que executou uma variante entre a B e C (parece-nos que teria ganho tempo se tivesse optado por executar a C). A opção B foi claramente mais lenta.

Apesar de ninguém ter realizado a opção D, achamos que seria interessante ver o tempo que Gonon faria neste percurso, uma vez que reduz significativamente a distância e o desnível face à opção tomada pelo atleta...

Sem comentários:

Enviar um comentário