sábado, 11 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 06

Fonte: worldofo.com
O desafio de hoje é do percurso M21 dos Campeonatos da Suíça de Distância Longa de 2018, disputados em Tarasp, a Este de Davos, próximo da fronteira com a Áustria.

A prova decorre em terreno típico dos Alpes. Segundo a descrição disponibilizada, a progressão é em geral fácil, predominando áreas abertas (Amarelo - símbolo A1) e floresta limpa (branco), mas o terreno apresenta fortes declives e algumas áreas pedregosas.

A pernada tem uma distância linear de cerca de 2,5km, decorrendo a longo da encosta, com uma reentrância na parte final. A diferença de cotas é de +175 metros. 
Há ainda a considerar a extensa zona pedregosa que condiciona a abordagem ao ponto 5.
Da análise efetuada identificam-se três opções, bastante distintas entre si:

A Opção B (Verde) segue a linha da pernada, à curva de nível até à reentrância. Aqui, desce, apanha o caminho até ao abastecimento e sobe pelo amarelo, contornando a zona pedregosa pela esquerda e ataca o ponto 5 subindo a reentrância.
A Opção A (Azul) desce para apanhar o caminho, passa junto à área interdita até apanhar novo caminho. Segue até ao abastecimento e sobe pelo amarelo, contornando a zona pedregosa pela esquerda e ataca o ponto 5 subindo a reentrância.
A Opção C (Cinza) sobe, passa pela estação do teleférico, apanha o trilho que atravessa a floresta e segue pelo trilho na encosta, contornando a zona pedregosa pela direita e atacando o ponto 5 de cima. 

Assim, a Opção A recorre bastante a caminhos (2/3 da opção), tendo uma distância de 3km e um  ascendente acumulado de 350 metros, concentrado na segunda parte da pernada.
A Opção B poupa no desnível, aproveitando apenas alguns pequenos troços de caminhos, apresenta uma distância de 2,8km e um  ascendente acumulado de 250 metros, concentrado na segunda parte da pernada.
A Opção C decorre maioritariamente em caminhos, com o ascendente de 250 metros a ser distribuído ao longo do percurso que tem uma distância de 3,1km.


O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria...

1 comentário:

  1. Analisando os dados GPS dos participantes (disponibilizados em www.worldofo.com), verifica-se que o melhor registo foi de Tobia Pezzati que cumpriu a pernada em 21:10, pela Opção C.
    Joey Adorn foi o melhor na Opção B, com 21:22.
    Verifica-se também que ninguém optou pela Opção A.
    NOTA: o melhor registo desta pernada (mas sem registo GPS) pertenceu a Matthias Kyburz, com 20:27, na opção B. O atleta adminiu, no entanto, que não optou pela C apenas porque não a conseguiu identificar...

    ResponderEliminar