15OUT22 - 1.º Rogaine da EA

ApresentaçãoO 1.º Rogaine da Escola das Armas  é uma prova de estratégia, por equipas, integrando a Taça de Portugal de Ori-Trail / Rogaine da Federação Portuguesa de Orientação (FPO) e o Campeonato Ibérico de Rogaine.

Pode ser disputada por qualuqer pessoa (federada ou não), na variante Pedestre ou em BTT, em equipas de 2 a 5 elementos.

O objetivo da prova  é controlar o maior número de pontos (com diferente valorização) num determinado período de tempo, de acordo com a estratégia definida por cada equipa.

Podem participar equipas nos escalões de competição, competindo para o título Ibérico ou nos escalões abertos, numa vertente de aprendizagem e/ou lazer.


Aventura-te!!!

O que é o Rogaine?
O Rogaine é uma disciplina de orientação, por equipas, baseada na estratégia.

O objetivo é escolher os controlos a visitar, dentro do limite de tempo definido para a respetiva prova.

A escolha dos itinerários é livre e cada controlo tem uma valorização em pontos (relacionada com a dificuldade física/técnica), sendo o objetivo de cada equipa conseguir a máxima pontuação no tempo definido.

O conjunto de controlos disponíveis deve ser suficientemente alargado para que não seja possível realizá-los todos no tempo da prova obrigando assim à definição de uma estratégia por parte de cada equipa.

Após o tempo limite, existe uma tolerância de 30 minutos, durante a qual a equipa sofre uma penalização por cada minuto de incumprimento, sendo desclassificada se não chegar dentro deste limite de tolerância.

Posso participar sozinho?

Não! Esta é uma prova de equipa que pode ir de 2 a 5 elementos.

Na competição pedestre e em BTT, as equipas podem ser femininas, masculinas ou mistas, dividindo-se também por escalões etários (ver separador Inscrições).

Nas provas Open não existem restrições de idade/género.

Abastecimento e material:

O princípio geral quanto ao abastecimento é o da autossuficiência, pelo que as equipas devem levar o abastecimento que julgarem adequado para o tempo de prova correspondente.

Não obstante, existirá um abastecimento à entrada da Tapada Militar de Mafra e o controlo 76 está localizado junto a uma fonte de água potável (assinalado na sinalética).

Aconselha-se a utilização de vestuário adequado à época do ano, bolsa ou mochila, comida energética, recipiente com água, capa impermeável ou agasalho e calçado apropriado. 

Cada equipa poderá levar um telemóvel a utilizar apenas em caso de emergência.

Partidas:

Os atletas partem em massa, no horário definido para cada uma das provas.

15 minutos antes da partida haverá uma breve explicação e transmissão de informação pertinente para a prova, procedendo-se igualmente à entrega dos mapas para que as equipas possam definir a sua estratégia.

Cada equipa pode escolher quais os postos de controlo que quer ir, conforme a capacidade física e técnica.

Não é necessário dizer à organização quais os pontos de controlo pelos quais vai passar, podendo a qualquer altura da prova abdicar ou adicionar novos postos de controlo.

Programa:
07OUT22 - Data limite de inscrição
15OUT22:
10:00 - Abertura do Secretariado (Escola das Armas)
12:00 - Partida Rogaine Pedestre (Competição, Open e Formação)
12:30 - Partida Rogaine BTT (Competição, Open e Formação)
14:00 - Chegada escalões Open 
15:30 - Chegada Rogaine BTT (3 horas)
16:00 - Chegada Campeonato Ibérico (Pedestre - 4 horas) 
16:30 - Encerramento da Meta
17:00 - Entrega de Prémios

Notas:
A hora de chegada definida para cada prova é o limite de tempo sem penalização. As equipas que chegarem após este horário sofrem a penalização definida no regulamento, sendo desclassificada caso chegue fora da tolerância de 30 minutos.

15 minutos antes de cada partida haverá uma explicação sobre os principais aspetos a reter pelas equipas.

O programa poderá sofrer alterações consoante o número de equipas inscritas.

Informações Gerais
Localizações:

Equipa em que um dos elementos tem menos de 40 e mais de 18 anos - a equipa é do escalão absoluto;
Equipa só com veteranos - a equipa é do escalão correspondente ao elemento mais novo;
Equipa só com jovens (16 a 20 anos) - a equipa é do escalão júnior;
Equipa com jovens e veteranos - a equipa é do escalão absoluto, desde que o jovem tenha 18 anos ou mais.

Prémios:
Prémios FPO para as 3 equipas melhor classificadas de cada escalão de competição no Campeonato Ibérico.
Prémios para as 3 equipas melhor classificadas de cada escalão na Competição BTT e nos Escalões Open Pedestre e BTT e de Formação.

Informação Técnica:
A competição decorre em duas áreas:

Parte 1 - Carta Militar 1:25.000, alternando áreas urbanas com zonas de mato e cultivo, com boa rede de caminhos e algumas zonas com desnível acentuado.

Parte 2 - Tapada Militar de Mafra (mapa de orientação pedestre 1:10.000): área militar, murada, que terá apenas uma entrada/saída, onde estará localizado o abastecimento.

ALERTA: na Tapada Militar de Mafra (parte 2) os atletas irão deparar-se com percursos balizados destinados à prova de OCR. Esta balizagem não limita as opções dos atletas que a podem transpor livremente.

É expressamente proibida a utilização dos obstáculos OCR.

 A PORTA A destina-se apenas à entrada dos atletas para as partidas.
A saída dos atletas na Mass Start faz-se pela PORTA B (triângulo de partida).
A reentrada dos atletas na Tapada Militar (transição entre a Parte 1 - Carta Militar e a Parte 2 - Mapa de Orientação faz-se exclusivamente pela PORTA C (abastecimento).
A distância mínima entre a PORTA C e a CHEGADA é de cerca de 1 km. 
O ponto de controlo 76 está localizado junto a uma fonte de água potável, estando assinalado como abastecimento na sinalética.
Nos pontos que se encontram fora de caminhos, os atletas da BTT não são obrigados a transportar a BTT para controlar o ponto. Organização:Supervisor FPO: 1225 Alexandre Reis
Diretor de Prova: 2055 Mário Álvares
Diretor Técnico: 2562 Nuno Pedro
Secretariado e Apoio Médico: 2561 Ângela Pedro
Informática: João Mota

Taxas:

Os atletas federados na FEDO deverão garantir que o respetivo seguro cobre a participação uma vez que não estão cobertos pelas apólices da FPO.

Inscrições:
As inscrições devem ser efetuadas através do Orioasis:

Em caso de dificuldades contactar por email: caosintra@gmail.com

Pagamentos:
Os pagamentos deverão ser efetuados  por MB WAY ou por trânsferência bancária, utilizando o sistema de pagamentos do Orioasis.
Os pagamentos por transferência bancária só serão validados com através do upload do respetivo comprovativo no orioasis.

Resultados

Mapas da prova:


Fotos e Vídeo 

Sem comentários:

Enviar um comentário