domingo, 5 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 03

Fonte: www.worldofo.com
Percurso M21 dos Campeonatos de Distância Longa da Áustria
Trata-se de uma pernada do escalão M21 dos campeonatos de Distância Longa da Áustria, disputados nos Alpes Austríacos, próximo de Obdach, uma prova incluída no Ziberland Open 2019.

Pela descrição que nos é dada do terreno, a vegetação rasteira reduz a progressão, mas a navegação  por caminhos também não permite a progressão a ritmo máximo devido à abundância de pedras soltas e raízes... 

Trata-se de uma pernada não muito longa e, como se pode ver pelo perfil geral, apresenta um desnível acumulado de cerca de 75 metros. (atenção que estamos a navegar do 8 para o 9, ou seja, de este para oeste).

Neste caso, o principal obstáculo não é o relevo, mas sim a vegetação densa que, a dois terços da pernada, só permite três locais de passagem, coincidentes com caminhos.
Com base nesta análise, destacam-se três opções genéricas:

Opção A: sair do ponto voltando para trás em direção ao ponto 7, subir em direção ao 12, passar o ponto e apanhar o caminho a Oeste passando a Sul dos verdes. Continuar pelo caminho e atacar o ponto 9 à curva de nível.

Opção B: sair em direção ao ponto 6, subir em direção ao 12, desviando para Norte para apanhar o caminho que atravessa os verdes. Passar junto ao 11 e seguir para Norte até ao caminho para depois atacar o 9.

Opção C: descer até apanhar o caminho junto ao lago, contornar os verdes por Este, até ter uma boa saída para o caminho que sobe para Sudoeste. seguir sempre pelo caminho e atacar o 9.


Ao modelo de análise da altimetria adicionámos agora uma nova componente que reflete a parte do traçado de cada uma das opções que assenta em caminhos, de modo a facilitar a comparação...

Apesar de, no início, permitir manter a navegação à mesma curva de nível, a opção A acaba por ser  menos vantajosa porque ser a que apresenta o maior desnível acumulado.

A opção B é claramente mais curta que as outras duas, mas só se baseia em caminhos à passagem pelos verdes, ou seja, o sucesso desta opção depende das condições de navegabilidade fora de caminhos que só poderiam ser aferidas in loco, mas que, pela descrição que nos é fornecida, não é a melhor...

A opção C, apesar de claramente mais longa (acrescenta cerca de 50% à distância linear da pernada), revela-se mais segura, assentando quase na sua totalidade, em caminhos.

A título de curiosidade, analisando os dados de GPS apresentados, nenhum atleta escolheu a opção A e o melhor tempo foi registado na opção C.

O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria...

Sem comentários:

Enviar um comentário