domingo, 26 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 22

Fonte: Livelox
No desafio de hoje atravessamos o Atlântico e vamos até aos Estados Unidos da América, mais propriamente, a Hudson Mils, no estado do Michigan, onde em maio de 2019 decorreu decorreu o Open Spring Peach Mountain.

O mapa de Peach Moutain apresenta um relevo que nos lembra o montado alentejano, mas com algumas zonas de vetetação que prejudica a visibilidade.

A escolha recaiu na terceira pernada do percurso de dificuldade técnica mais elevada, e apresenta uma distância linear de 821 metros com o seguinte perfil:
Apesar de aparentemente plana, o terreno ondulado desaconselha a navegação em linha reta, apresentando-se duas alternativas genéricas:
Opção A: descer pela esquerda, navegando à curva de nível e atacar o ponto contornando os verdes.
Opção B: subir à direita, apanhar o caminho, seguir pelo estradão, sair em direção ao poste de alta tensão, atravessar entre os limites de vegetação. Entrar nos verdes junto ao esporão e atacar o ponto a partir da colina.
Analisando as opções, constata-se que são praticamente equivalentes, com a A ser 60 metros mais curta que a B.
A opção B compensa com o recurso ao caminho um pouco mais de desnível. A diferenciação entre as opções poderá estar na abordagem ao ponto, que na opção B, tem que ser feito a partir do verde (contornar aumenta consideravelmente a distância...

Desempenho dos atletas em prova:
 

Uma vez mais as opções dos atletas não nos permite tirar boas conclusões.
O melhor registo é de Tim Williams (vermelho), com uma opção que, no início, se assemelha à B, mas seguiu demasiado pelo estradão e acabou por contornar todo o esporão para atacar o ponto.
O único atleta que adotou uma solução parecida com as que propomos, foi Igor Guskov, na opção A (laranja), fez o segundo registo, mas parece ter perdido tempo por ter aberto demasiado a trajetória no início...

Sem comentários:

Enviar um comentário