sábado, 25 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 20

Fonte: Livelox
No desafio de hoje, vamos até ao extremo oposto do globo, mais precisamente, a Chungcheong, na Copreia do Sul, onde em novembro de 2019 se disputou a Asia Cup.

O móbil para esta escolha foi, acima de tudo, a curiosidade de apresentar um terreno diferente...

Trata-se de uma prova de distância média, disputada em Boeun, no centro do país, num terreno tipicamente continental, com relevo acentuado, linhas de água profundas e vegetação abundante que limita fortemente a visibilidade em praticamente toda a extensão do mapa.

A pernada em análise (12-13) é a última do percurso M21E e tem uma extensão de apenas 369 metros:
Analisando o perfil, verifica-se que existe uma elevação muito significativa na pernada, e o ponto de chegada está a uma cota inferior ao ponto de partida.
Assim, identificam-se duas opções:
Opção A: seguir a linha, subindo a elevação. Descer pelo trilho da reentrância e no final virar à direita para o ponto.
Opção B: sair para a direita, passar a linha de água e apanhar o caminho contornando toda a elevação. Ao entrar no parque de diversões, seguir os carris até ao ponto.
Analisando os perfis das opções, verifica-se que a A replica o perfil da pernada, acrescentando cerca de 40 metros.
A opção B evita o desnível na sua totalidade mas, em contrapartida, duplica a distância.

De seguida apresentamos as opções dos atletas em prova e o respetivo desempenho nesta pernada, conforme dados disponibilizados no Livelox:

Pelos dados disponibilizados, a melhor opção era, claramente, contornar. 
Não obstante, os dados poderão não ser totalmente conclusivos uma vez que só quatro atletas disponibilizaram os dados GPS e o melhor registo nesta pernada pertenceu a Tanikawa, com 3:03. 
Adicionalmente constata-se que os dois atletas que optaram por subir, cometeram erros de navegação e não desceram pelo trilho, perdendo muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário