quarta-feira, 15 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 10

Fonte: www.worldofo.com
O desafio de hoje, retirado do número 18 da série Route to Christmas de 2015, corresponde à segunda pernada da etapa de distância longa do Campeonato do Mundo Militar - CISM de 2015, disputado na Coreia do Sul.
Tratou-se de uma prova extensa, com um desnível acumulado de quase mil metros, num terreno muito irregular e com vegetação abundante, pelo que, nesta fase inicial, era importante gerir o esforço.
Apesar de se tratar de uma pernada relativamente curta, como se pode ver pelo perfil, navegar a azimute não era opção, pelo que nos resta identificar opções baseadas em caminhos, que acrescentam uma distância considerável:

Opção A: subir, apanhar o trilho da esquerda e usar a última colina como ponto de ataque, descendo pela reentrância até ao ponto.
Opção B: descer pelo bosque, atravessar os pomares pelo caminho, navegar pelo esporão até novo caminho que ladeia o segundo pomar. Sair à esquerda no limite passar a linha de água e atacar o ponto.
Opção C: descer, seguir o trilho até ao caminho e daqui até ao asfalto. Virar à esquerda após o rio, passar as áreas privadas e cortar à direita. No limite do pomar, sair à esquerda, passar a linha de água e atacar o ponto.
Analisando os perfis de altimetria, verifica-se que a Opção C  é a que apresenta navegação mais segura, poupa bastante no desnível, mas duplica a distância da pernada.
A opção A enfrenta 50 metros de desnível logo de início, mas depois possibilita uma navegação tranquila, por trilhos em planalto, até próximo do ponto.
A opção B é ligeiramente mais curta e com um pouco menos desnível, mas exige mais risco de navegação nas ligações entre caminhos.


O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria...

1 comentário:

  1. Apesar de nos parecer que a Opção A seria a mais equilibrada entre segurança considerando os fatores distância, desnível e segurança de navegação, permitindo antecipar a escolha de opções noutras pernadas, nenhum dos principais atletas fez esta opção (talvez pelo efeito psicológico da subida inicial.
    O melhor registo da pernada foi de Tranchand, pela opção B.

    ResponderEliminar