domingo, 12 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 07

Fonte: www.worldofo.com
O desafio de hoje corresponde a uma das publicações mais recentes da Série Route to Season 2020, criada especificamente face ao cancelamento dos eventos internacionais de orientação.

Trata-se de um treino da seleção Checa realizado recentemente no norte do país, junto à fronteira coma a Alemanha, a oeste de Liberec.

O mapa apresenta, ao centro, uma elevação dominante, com desnível acentuado.
Mais uma vez, os atletas em competição têm a dificuldade acrescida de estarem no início do percurso, logo, sem tempo de preparação das opções. 
A pernada, com cerca de 2,1km, atravessa o mapa de Este para Oeste, passando no ponto mais alto do monte. A diferença de cota entre os pontos é de -100 metros, conforme se observa no perfil:
Com base na análise do mapa e dos registos GPS disponíveis, agrupamos as possíveis soluções em três opções:
Opção A: sair para sul, subindo até ao caminho, seguir pelo caminho, contornando o monte pela esquerda, à curva de nível. Sair à direita a seguir à vedação intransponível e descer a reentrância atacando o ponto 2 a partir do 4.
Opção B: seguir o mais possível a linha da pernada, afastando no início para fugir às reentrâncias mais profundas. Subir e contornar o cume pela direita, aproveitando os caminhos à curva de nível, a sul do 9. Descer o esporão até ao fundo da reentrância, ficando à direita com a vedação intransponível e atacar o ponto a partir da linha de água no sentido este-oeste.
Opção C: seguir pelo caminho até ao alcatrão, contornar o mapa por norte, aproveitando os caminhos em terreno plano. Após passar junto à área pantanosa, atalhar passando à direita da vedação e voltar a apanhar o mesmo estradão. Descer pelo estradão e atacar o ponto a partir da bifurcação, no sentido nordeste-sudoeste.
A figura seguinte apresenta os perfis de cada uma das pernadas:
A Opção B é obviamente a mais curta, com um distância de 2,2km, mas é pouco apoiada em caminhos, apresenta um ascendente positivo de 75 metros e exige algum cuidado de navegação na abordagem ao ponto.
A Opção A tem mais de metade dos 2,8km em caminhos, apresentando igualmente um ascendente acumulado de 75 metros. Embora o recurso a caminhos termine a dois terços da pernada, é possível fazer abordagem segura ao ponto, utilizando a reentrância dominante, e permite reconhecer os pontos 20, 7 e 4.
A Opção C é claramente mais longa, com 3,5km, mas poupa muito no desnível, acumulando cerca de 30 metros e permite navegação segura, sempre baseada em caminho e com uma abordagem fácil ao ponto.


O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria...

1 comentário:

  1. Tratando-se de percurso de treino, com poucos participantes, é mais difícil tirar conclusões fidedignas dos registos obtidos. Não obstante, aqui fica o resumo:
    O melhor registo foi de Vojtec Kral com 12:30, por uma variante um pouco mais longa da Opção A.
    Marek Minar registou mais 8 segundos (12:38) pela opção B.
    Ondrey Semik, numa variante à opção C (não foi ao alcatrão, tendo que saltar vedações) registou 13:23.

    ResponderEliminar