quinta-feira, 9 de abril de 2020

Desafio da Quarentena - 04

Fonte: www.worldofo.com
Desta vez, escolhemos o desafio "Route to Christmas: Day 16" de 2019.
Trata-se de uma pernada dos Campeonatos de Distância Longa da Suíça, disputados numa localidade a norte de Zurique. 
A pernada tem uma distância linear de 2,5km, o terreno apresenta fortes declives e diversas áreas interditas onde apenas se pode navegar por caminhos.
Apesar de não ser possível, neste caso, navegar pela linha vermelha, a análise do perfil da pernada (em linha reta) permite verificar que existe um vale com cerca de 75 metros de desnível, a parte final da pernada decorre em planalto e o ponto 2 encontra-se a uma altitude 50 metros acima do ponto um.

Nesta pernada existem assim duas condicionantes: o relevo e as áreas interditas que obrigam a contornar por caminho, o que abre três soluções, cada uma delas com várias possíveis variantes que, de forma a manter o foco, não iremos considerar:

Opção A (Azul): sair do ponto voltando para trás, apanhar o caminho e contornar toda a cumeada.
Opção B (Verde): sair para o caminho, descer o vale pela esquerda até chegar ao colo, descer até ao fundo do vale, atravessar no amarelo e seguir pela linha de água à esquerda, subindo até à cumeada e continuar pelo caminho até ao ponto (parte coincidente com a opção A).
Opção C (Cinza): utilizar a mesma saída da opção B, continuando a descer pelo caminho à direita, até à área de cultivo. Contornar o extremo da área de cultivo e apanhar o caminho que sobe a encosta passando, atacando o ponto 2 do lado do ponto 3.


Para facilitar a avaliação das opções, apresenta-se os perfis aproximados de cada uma:

Em resumo:
A Opção A apresenta um ascendente acumulado de 75 metros e uma distância de 4km, decorrendo sempre por caminhos, com exceção da saída do ponto um e do ataque ao ponto 2.
A Opção B é a que mais se aproxima da linha da pernada, assumindo um perfil semelhante. Apresenta um ascendente acumulado de 150 metros e uma distância de 3,3km. 
A opção C apresenta um ascendente de 175 metros e uma distância de 3,6km, com os ultimos 500 metros fora de caminhos.

O Mundo da Orientação, em Inglês World of Orienteering é uma iniciativa de Jan Kocbach que reúne no seu site www.worlfofo.com notícias da orientação publicadas nos principais sites da modalidade e dos melhores atletas mundiais. Todos os anos, em dezembro, o autor disponibiliza um conjunto de desafios diários de escolha de opções numa série designada por "Route to Christmas".
Nestes desafios, escolhemos as pernadas mais interessantes, selecionamos algumas opções de itinerário e fazemos a respetiva análise através de gráficos de altimetria...

1 comentário:

  1. Analisando os registos GPS dos atletas participantes, disponíveis no site www.worldofo.com, constata-se que o melhor registo foi obtido na Opçãp B por Joey Hadom (14:39), enquanto Daniel Hubman demorou mais 20 segundo (14:59) na opção C.
    Nenhum atleta optou pela A, talvez porque face à posição do controlo e à proximidade ao triângulo, se torne uma opção contra natura e menos intuitiva.

    ResponderEliminar