sábado, 16 de maio de 2020

Desafio Route Choice - 38

Fonte: worldofo.com
No desafio de hoje regressamos ao palco do desafio 4: o campeonato da Suiça de distância longa, disputado em Beringen, no norte da Suíça.
Trata-se de um mapa ideal para este tipo de desafios porque tem zonas de fortes declives, que facilitam a aprendizagem de leitura do relevo e vasta rede de caminhos que facilita a definição de opções, ao mesmo tempo que cria maior número de variantes de análise.
A pernada em análise é a sexta do escalao M21E, com uma distância de 1,2km e com o ponto de saída muito próximo do ponto de chegada do desafio 4, que corresponde à segunda pernada.
A pernada corta uma reentrância profunda, que se apresenta no sentido este-oeste (da esquerda para a direita), pelo que a decisão passará sempre pela resposta à questão: qual o acréscimo de distância que vamos aceitar para reduzir o desnível?
Nesta ótica, qualquer opção para a direita da linha será sempre mais penalizadora, acrescentando simultaneamente distância e desnível, pelo que não será de considerar.
Assim, temos:
Opção A: sair para a esquerda e apanhar o caminho que contorna as reentrâncias, atacando o ponto 6 a partir da torre.
Opção B: sair pela esquerda cortando o esporão até apanhar o caminho a meia encosta. Subir pela área semi aberta entre as vedações, apanhar o caminho e atacar o ponto 6 a partir da torre.
Opção C: seguir a pernada, desviando apenas do primeiro esporão e dos verdes na abordagem ao ponto.
Analisando o perfil das opções, constata-se que a C replica o perfil da pernada, acrescentando cerca de 100 metros e mantendo um ascendente acumulado de 75 metros. 
A opção B acrescenta 400 metros, reduzindo 25 de desnível e aproveitando cerca de metade da distância em caminhos.
A opção A consegue anular praticamente todo o desnível, mas com um custo de mais 900 metros na pernada, ainda que percorridos integralmente por caminhos...

Opções dos atletas:

 Analisando os dados GPS, verifica-se que a maioria dos atletas correu as opções B e C, com Daniel Hubmann a obter o melhor registo de 7:32, pela opção B.
Analisando as variantes, constata-se que a opção de Tobia Pezzati (3.º melhor registo), que consiste na combinação entre a C e a B, permitiu melhor desempenho que a opção C, enquanto Sebastian Baumann perdeu 1:20, pela opção A, ficando mesmo atrás de Noah Zbinden numa variante desta opção em que reduziu distância, alargando a elíptica, e evitando assim as várias curvas do caminho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário