terça-feira, 5 de maio de 2020

Desafio da Quarentena - 30

Fonte: www.worldofo.com
Pelo terceiro dia consecutivo, continuamos nos Campeonatos de Distância Longa de Orientação Noturna, de 2019, na Suíça, no percurso do escalão Homens Elite.
Depois de termos analisado as pernadas 16 e 18, hoje vamos à 22, que decorre na mesma zona do mapa, cruzando na perpendicular a pernada 18.
Neste caso, para além das dificuldades já enunciadas anteriormente, os atletas tinham a desvantagem de haver uma troca de mapa no ponto 21, ou seja, não tiveram qualquer possibilidade de antecipar a opção...
A pernada tem uma distância linear de 1,1km e o ponto de chegada a uma cota semelhante ao de partida. No entanto, atravessa uma reentrância profunda logo no primeiro terço:
A existência de uma vasta área interdita reduz o leque de opções, identificando-se três opções:

Opção A: seguir o trilho da colina, passar pelo 18, seguir pelo caminho entre o 26 e o 27 e atacar o ponto do cruzamento a seguir à curva...
Opção B: idêntica à A mas optando por seguir o caminho que passa entre o 27 e o 8. Sair a azimute no enfiamento da reta, até ao ponto...
Opção C, seguir a pernada, passar a reentrância  desviando apenas da área interdita, apanhar o caminho até ao 8 e seguir daqui a navegar até ao 22.
Analisando o perfil das opções, constata-se facilmente que a C é muito mais curta, poupando 0,5km às restantes, mas assume um desnível acumulado de quase cem metros, sem qualquer apoio de caminhos.
As opções A e B são mais ou menos equivalentes, conseguindo evitar o desnível. A opção A apresenta quase 1,9 km, quase sempre em caminhos, enquanto a B tem menos 150 metros, mas exige navegação fora de caminhos nos últimos 300...

Analisando as opções dos atletas, verificamos que o melhor registo é de Matthias Kyburz na opção B.
 Analisando em maior pormenor as variantes, constata-se que Jonas Egger, na opção A, perdeu apenas quinze segundos, o que confirma que as duas opções eram equilibradas, ao passo que Daniel Hubmann, optando pela C, perdeu um minuto e desanove segundos!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário