quinta-feira, 7 de maio de 2020

Desafio da Quarentena - 32

Fonte: www.worldofo.com
No desafio de hoje continuamos a analisar provas de orientação noturna. Desta feita, viajamos até Minamaki onde, em outubro de 2010, decorreu o Campeonato da Finlândia de Orientação Noturna.

A prova disputou-se numa área com pouco desnível (a equidistância do mapa é de 2,5 metros), mas que apresenta muitos detalhes rochosos, alternando com áreas pantanosas e algumas zonas de vegetação densa.

Iremos analisar a quinta pernada do percurso H21, com uma extensão de cerca de 1,4km, e o seguinte perfil: 
Como era de esperar, a pernada não apresenta grandes desafios inerentes ao desnível. No entanto, cruza uma área pantanosa no primeiro terço e uma colina cuja altimetria não chega aos vinte metros. Assim, a avaliação deverá ser feita com base na distância versus segurança... vejamos as opções:
Opção A: sair para a esquerda, seguindo o trilho, descer pela reentrância e depois pelo esporão e atacar o ponto a partir da falésia.
Opção B: sair pela linha atravessando o pântano a direito, desviar do topo mais rochoso, aproveitando trilhos existentes e atacar o ponto a partir da colina/afloramento rochoso/falésia.
Opção C: sair pela direita e apanhar o caminho, passar a área de cultivo e atacar o ponto subindo a colina a partir do topo sul da falésia.
Avaliando o perfil das opções, verifica-se ue, apesar de não ser fator distintivo, a Opção C apresenta menor desnível, sendo mais segura, mas acrescenta cerca de trezentos metros à Opção B que, sendo a mais curta, exige mais navegação. 
A opção A tem um nível de exigência parecido com a B, assumindo maior distância de modo a evitar a área pantanosa...

De seguida olhamos para as opções dos atletas:
 Contrariamente ao que esperávamos, o melhor tempo saiu da opção B, com Antti Parjanne a registar 7:25, com uma média fantástica de 4:58min/km, existindo ainda mais quatro resultados semelhantes...
Analisando as opções por variantes, constata-se que, pela opção A, Matti Kivela perdeu 23 segundos, registando uma média ainda mais rápida (4:53min/km). Por outro lado, ninguém escolheu a opção C! A opção de Esa Huttunen não serve para analisar a performance da C, uma vez que não aproveitou a parte inicial onde podia ganhar muito tempo progredindo em floresta limpa/caminho...

Sem comentários:

Enviar um comentário