quinta-feira, 14 de maio de 2020

Desafio Route Choice - 37

Fonte: worldofo.com
Depois de uma série de desafios com pernadas de cerca de 1km, voltamos hoje a analisar uma pernada longa. Para isso, vamos até aos Campeonatos de Distância Longa da Suécia, disputados em setembro de 2019, em Segersta.
Começaremos com a terceira pernada do escalão M21, com uma distância de 2,8km.
Apesar do desnível entre os dois pontos não ser significativos, a pernada apresenta, a meio, uma elevação que obriga os atletas a afastar da linha reta. Paralelamente, existem bastantes zonas de vegetação e, com base no aspeto das curvas de nível, as vertentes das elevações aparentam ser terreno irregular pelo que se deve privilegiar o recurso a caminhos. Assim, temos as seguintes opções:
Opção A: sair pela esquerda até à curva do caminho, seguindo depois à curva de nível, aproveitando alguns trilhos até ao abastecimento. Subir a encosta passando no colo e atacar o ponto a partir de uma das pedras.
Opção B: sair para a direita atravessando a zona de vegetação e apanhar o caminho. Contornar a área interdita pela esquerda e atacar o ponto com o apoio dos limites de vegetação.
Opção C: sair para a direita atravessando a zona de vegetação e apanhar o caminho. Contornar a área interdita pela direita e atacar o ponto a partir do caminho apoiado no esporão/reentrância.
Analisando o perfil das opções constata-se que a opção A é a que melhor conjuga o desnível com a distância, com 3,1 km e 50 metros de desnível.
A opção B é a mais curta, com 3 km mas enfrenta 75 metros de desnível e maior risco no ataque ao ponto.
A opção C é claramente mais longa, com 3,5 km e apresenta um ascendente acumulado superior a 75 metros, mas permite fazer a maior parte do percurso por caminho, apresentando igualmente pontos de ataque mais seguros...

Opções dos Atletas:

Analisando as opções dos atletas verifica-se que ninguém escolheu a opção C e os que tentaram cortar caminho, saindo dos caminhos acabaram por perder tempo...
Numa comparação entre as variantes, constata-se que a opção A foi claramente mais vantajosa, com Emil Svensk a ganhar 45 a Gustav Bergman que seguiu pela C, que registou pior performance do que uma variante mais lenta da A onde Martin Regborn conseguiu menos dezasseis segundos...

Sem comentários:

Enviar um comentário