Fonte: worldofo.com |
Com uma reentrância profunda a cortar a primeira metade da pernada, as opções que se colocam aos atletas são radicalmente diferentes:
Opção A: sair pela esquerda descendo toda reentrância até à área aberta e apanhar o caminho que contorna a elevação, subindo gradualmente até ao ponto.
Opção B: seguir a linha da pernada, aproveitando os caminhos existentes e fazendo a subida mais acentuada pelo caminho, na reentrância. Passar na parte mais alta do monte e descer até ao ponto.
Opção C: sair pela direita, pelo caminho que segue no topo das colinas, passar pela área interdita e descer até ao ponto.
O perfil das opções é bastante elucidativo:
A opção A consegue reduzir o desnível para 100 metros, aumentando a distâcia para um pouco mais de 4,1km.
A opção B enfrenta a maior parte do desnível da pernada, conseguindo manter a distância nos 3,3km.
A opção C consegue eliminar o ascendente com uma distância ligeiramente acima de 4,2 km, mas com a parte final da opção, em descida íngreme, sem apoio de caminhos...
Opções dos Atletas
Com base nos dados GPS da prova, verifica-se uma grande variedade de opções, com a B a ser mais eficiente, permitindo a Daniel Hubmann um registo de 15:26, a uns impressionantes 4:46/km!Pela opção A, Christoph Meier perdeu 2:22, enquanto pela C, Andreas Kyburz teve um desempenho ainda mais negativo, perdendo 2:33...
Sem comentários:
Enviar um comentário