sábado, 23 de maio de 2020

Desafio Route Choice - 44

Fonte: worldofo.com
No desafio de hoje vamos até Helsínquia onde, em junho de 2019, decorreu a primeira ronda da Taça do Mundo.
A pernada em análise, com um comprimento de 0,9km, é a segunda do percurso de Elite Masculina, na prova de distância média, disputada em Vihti.
Apesar da altimetria não ser muito significativa, a conjugação entre uma colina deformato cónico e um pântano, ambas ao centro da pernada, convidam ao desvio para um dos lados da linha, gerando duas opções de referência:
Opção A: sair pela esquerda, apanhar o caminho e depois o trilho que contorna o pântano. Continuar na orla do pântano até passar o ribeiro e atacar o ponto pela reentrância e colo.
Opção B: sair pela direita e apanhar o caminho, a seguir ao colo sair pela reentrância, contornar o pântano pela direita e atacar o ponto a partir do topo da colina.
Pela análise do perfil confirma-se que as diferenças em termos de relevo são mínimas e o melhor aproveitamento de caminhos da opção A é feito à custa de um acréscimo de 130 metros face à opção B, o que dificilmente poderá compensar, uma vez que o terreno aparentar ter boa progressão...

Opções dos atletas:

 A mancha GPS das opções dos atletas evidencia que a maioria seguiu a opção B, havendo muitos que optaram por seguir a linha da pernada, subindo ao topo da colina e vários arriscaram mesmo a travessia da área pantanosa...
Analisando por variantes, verifica-se que o melhor registo, de Florian Howald, decorreu na opção B, com Gustav Bergman e Daniel Hubmann a perderem respetivamente, 5 e 8 segundos com opções de seguir a linha, enquanto Emil Svensk, apesar de registar um ritmo de 4:08 (15 segundos mais rápido que Howald), registou uma perda de 26 segundos, não conseguindo compensar o acréscimo de distância.

Sem comentários:

Enviar um comentário