sexta-feira, 8 de maio de 2020

Desafio da Quarentena - 33

Fonte: www.worldofo.com
No desafio de hoje vamos até à Noruega onde se disputou a Furugampen 2010, competição destinada a escalões jovens, num mapa com algum desnível, detalhes de relevo e vastas áreas de vegetação densa.

Iremos analisar a oitava pernada do percurso H19, que apresenta uma distância linear de cerca de 0,9km e o seguinte perfil:
Para além de apresentar cerca de 50 metros de ascendente acumulado, a vegetação densa é também um fator condicionante da decisão. Mais uma vez, apresentam-se três opções:
Opção A, sair para a esquerda, descendo até ao trilho que segue junto à área de cultivo e passa entre os verdes. Atacar o ponto pelos verdes, a partir da falésia/área aberta.
Opção B: seguir a linha até apanhar o caminho, passar entre as áreas privadas e entrar na opção A.
Opção C: subir pela direita, seguir pelo caminho e atacar o ponto a partir do colo.
Considerando o perfil das opções, verifica-se que as opções A e B são, de facto, duas variantes do mesmo tipo de opção. A opção A aceita incremento de distância e desnível para fazer o trajeto inicial em caminho, enquanto a B prefere navegar entre a vegetação. Ambas abordam o ponto a partir dos verdes, o que acarreta algum risco.
A opção C é um pouco mais longa, mas segue quase sempre em caminho e tem uma abordagem ao ponto muito mais segura...

Analisando as opções dos atletas, surge-nos a surpresa: nenhum optou pela C, que nos parece, de longe, a mais vantajosa!!!
Considerando as variantes, verifica-se que os melhores registos foram claramente na opção B, com a opção a A traduzir-se numa perda superior a um minuto. Acreditamos que na opção C seria fácil obter registos abaixo dos da opção A...

Sem comentários:

Enviar um comentário