terça-feira, 12 de maio de 2020

Desafio Route Choice - 36

Fonte: worldofo.com
No desafio de hoje vamos até à província de Hälsingland, na região centro-leste da Suécia, onde decorreram, em setembro de 2019, os campeonatos de distância média  estafetas daquele país.

A pernada em apreço, a décima segunda do escalão M21, marca a transição entre a parte noroeste do mapa, extremamente técnica e a parte sudeste, claramente mais rápida.
A pernada apresenta uma distância inferior a 0,8km, em ligeira descida, sem vegetação, apresentando como obstáculo uma área pantanosa, na segunda parte, o que implica a escolha entre contornar pela esquerda ou pela direita.
Opção A: descair para a esquerda acompanhando a reentrância, contornar o pântano pelo caminho da esquerda. Sair para a direita usando as pedras como corrimão até ao ponto.
Opção B: seguir a linha da pernada desviando do pântano pela direita e atacar o ponto a partir da colina...
Analisando o perfil das opções, confirma-se que nem a distância nem o desnível são fatores de decisão nesta pernada, restando a avaliação da segurança da navegação.
Neste caso concreto, tendo em atenção que os atletas andaram numa área técnica que os impediu de antecipar pernadas, a opção A poderá ser uma boa oportunidade para simplificar, seguindo linearmente o relevo e o caminho, e assim poder planear a parte final do percurso...

Aqui ficam as opções dos atletas:
Os tempos dos atletas são muito similares porque, de facto não havia grande diferenciação, qualquer que fosse a opção (A ou B), a decisão era rápida e a probabilidade de erro reduzida. O resultado, as opções são mesmo similares, com a B ligeiramente mais curta e a A a permitir mais velocidade, resultando num equilíbrio...


Sem comentários:

Enviar um comentário