sexta-feira, 22 de maio de 2020

Desafio Route Choice - 43

Fonte: worldofo.com
No desfio de hoje vamos até Tampere, a uma prova dos campeonatos militares na Finlândia, disputados em setembro de 2019 em Tuulos, Hämeenlinna.

O terreno, típico daquele país, apresenta relevo quase plano, numa floresta com algumas áreas de vegetação densa e muitas zonas de pântano que condicionam as opções. A pernada em apreço é a 13.ª e penúltima do percurso masculino e tem uma distância de 1km.
Como se conclui da análise do perfil da pernada, o desnível não é condicionante, pelo que os fatores de decisão deverão ser a distância versus a velocidade de progressão (evitar verdes e pântanos e aproveitar caminhos) e a segurança da navegação.

Opção A: sair pela esquerda aproveitando a floresta limpa, apanhar o caminho na colina, passar o ribeiro e sair pela floresta em direção ao ponto, utilizando os limites de vegetação como ponto de ataque.
Opção B: seguir a pernada, desviando dos pântanos pela direita.
Opção C: sair pela direita e fazer o trajeto por caminho, atacando o ponto pelos limites de vegetação.

A opção C, apesar de permitir maior velocidade e segurança na navegação, acrescenta quase 0,5km ao percurso.
A opção B tem pouco mais de 1km, mas apresenta riscos ao nível da progressão ao atravessar áreas de vegetação e linhas de água potencialmente pantanosas.
A opção A permite uma progressão razoável na floresta e no caminho, acrescentando 150 metros ao percurso...

Opções dos atletas:

Pelos dados disponíveis, os melhores registos foram alcançados na opção A. No entanto, verifica-se que os registos das variantes de C apresentam menor velocidade de progressão do que os da A. 
O tempo de referência de Matias Sankari, foi registado numa variante demasiado longa, enquanto outros registos que pareciam promissores foram penalizados por erros de navegação na parte final da pernada.


Sem comentários:

Enviar um comentário