domingo, 3 de maio de 2020

Desafio da Quarentena - 28

Fonte: www.worldofo.com 
No desafio de hoje vamos até março de 2018 aos Campeonatos de Distância Longa de Orientação Noturna da Suíça.

A prova foi disputada no mapa de Gelterkinderberg, numa localidade a sudeste de Basileia, numa área florestal com declives significativos e áreas de vegetação densa...

 A pernada escolhida é a 16 do percurso de Homens Elite e, simultaneamente, a 13 do escalão Damas Elite.
A pernada apresenta uma distância linear de 0,8 km, atravessando duas reentrâncias. O ponto de chegada está a uma cota 50 abaixo do ponto de partida.
As três opções que propomos são as seguintes:
Opção A: descer pela esquerda, apanhar a estrada, seguir à direita na bifurcação. Cortar à esquerda antes da escarpa, atravessando a área aberta e atacar o ponto.
Opção B: sair na direção d apernada descendo a reentrância, apanhar o trilho após a linha de água e seguir até ao estradão até ao limite da área interdita. Apanhar o caminho da esquerda, saindo no limite da área aberta até ao ponto.
Opção C: sair pela direita e subir até ao caminho. Continuar sempre pelo mesmo caminho, saindo no limite da área aberta até ao ponto.
Analisando o perfil das opções verifica-se que a A e a B são mais curtas, mas implicam descer toda a encosta fora de caminhos (relembramos que se trata de uma prova noturna e o mapa tem bastante vegetação). A opção B, apesar de ter menos desnível, assume o risco de ter que passar a linha de água e encontrar o trilho do outro lado...
A opção C é a mais segura, mas apresenta um acréscimo de cerca de 0,4 km face às restantes... 

As opções dos atletas foram as que se apresentam a seguir:
O melhor registo foi de Matthias Kyburz, com mais quatro atletas separados por sete segundos...
Separando por variantes das opções realizadas, constata-se que o registo de Kiburz foi obtido na Opção A, com Florian Howald a registar mais seis segundos na opção C, enquanto Martin Hubmann, pela B, perdeu quase um minuto.
Curiosamente, na elite feminina o cenário foi diferente, como se pode observar abaixo:
Neste caso, os melhores registos saíram todos da Opção C, com a melhor atleta da opção A a perder 37 segundos.

1 comentário: