sábado, 2 de maio de 2020

Desafio da Quarentena - 27

Fonte: Worldofo.com
Neste desafio voltamos ao cenário de ontem.

Referimo-nos à terceira etapa da Taça do Mundo de Orientação de 2019, disputada na Suiça, em setembro de 2019. 

Desta vez, analisamos a terceira pernada do escalão de Homens Elite, num percurso de distância média com 7 km. A pernada é idêntica à da elite feminina, com o ponto 3 coincidente, mas o ponto 2 encontra-se cerca de 200 metros mais a sul...

Como não podia deixar de ser, o perfil da pernada é similar:
Como se pode concluir pela comparação deste perfil com o de ontem, o ponto de saída (2) está a uma cota inferior em 25 metros e a pernada tem 1,1km.

Para manter a comparação, avançamos com as mesmas opções analisadas ontem:


Opção A: sair pela esquerda, apanhar o estradão que segue sempre à curva de nível. Após o 11, sair pelo trilho e atacar o ponto a partir da escarpa de terra.
Opção B: subir ao longo da linha da pernada e utilizar o estradão para desviar e evitar o ascendente. Sair à direita antes da escarpa de terra e atacar o ponto.
Opção C: subir e apanhar o estradão contornando o monte pela direita. Após a linha de água (a seguir ao ponto 4) sair para a esquerda e atacar o ponto à curva de nível.
Analisando o perfil das opções constata-se que todas elas repercutem o incremento de 200 metros da pernada.
A diferença coloca-se no desnível, com a opção A a manter o ascendente enquanto as opções B e C sofrem um incremento de 25 metros no desnível acumulado.

Aqui ficam as opções do atletas, com Daniel Hubman a obter o melhor registo de 5:50, pela opção B.
Analisando os agrupamentos de opções, verificamos que Milka Kirmula registou mais 45 segundos pela opção C e Emil Svensk perdeu 54 segundos pela opção A.

1 comentário: