sexta-feira, 19 de junho de 2020

Desafio Route Choice - 68


Continuamos a explorar os interessantes desafios dos percursos da Cerkno Cup 2018, na Eslovénia. Depois de termos visto as pernadas 1M1F, 28 e 10, hoje abordamos a décima sétima pernada do percurso masculino, que coincide com  a décima do percurso feminino.
A pernada tem cerca de 1,2 km de extensão e atravessa uma elevação e uma reentrância profunda, havendo inúmeras possibilidades e variantes, das quais escolhemos as seguintes: 


Opção A: contornar a elevação pela esquerda, apanhar o caminho que passa pelo triângulo e atacar o ponto a partir do fim do topo do esporão.
Opção B: contornar a elevação pela direita, apanhar o caminho que passa pelo triângulo e atacar o ponto a partir do fim do topo do esporão.
Opção C: seguir a linha, aproveitando alguns trilhos existentes.
Opção D: seguir pelo caminho da direita até à área aberta, seguir pelo caminho à curva de nível e atacar o ponto, em subida, a partir da junção dos caminhos.

Analisando o perfil da sopções, verifica-se que a opção C replica a pernada, totalizando 1,3km e 100 metros de desnível. Embora poupe algum desnível ao evitar o topo da colina e o fundo da reentrância, apresenta algum risco quer na descida fora de caminhos quer na abordagem final ao ponto. 
As opções A e B diferem apenas na forma de contornar a primeira colina, com a A mais curta, mas a arriscar um pouco mais e a B a seguir pelo caminho. Ambas conseguem reduzir significativamente o desnível (cerca de 50 metros), em troca de acréscimos de distância, respetivamente de 350 e 450 metros, face à opção C.
A opção D simplifica a navegação, mas é mais extensa que a C em 350 metros, apresentando o mesmo risco na abordagem ao ponto.

Opções dos atletas:


Analisando os dados GPS disponíveis, constata-se que em ambos os escalões o melhor registo foi obtido pela opção D, verificando-se vantagens significativas sobre os melhores registos nas outras variantes...





Sem comentários:

Enviar um comentário