terça-feira, 23 de junho de 2020

Desafio Route Choice - 70


No desafio de hoje vamos até à Noruega para analisar a de cima quinta pernada do escalão M21 na etapa de distância Ultra Longa da Norgescup 2018, disputada em Høydalsmo.
Trata-se de uma pernada relativamente curta, com 0,75 km, sensivelmente a meio do percurso de 20,4km com 810 metros de desnível! A pernada atravessa uma pequena elevação e é cortada por duas zonas de falésias, o que impede a navegação sobre a linha...
 
Opção A: sair pela esquerda, descendo a reentrância para apanhar o caminho junto à lagoa. Seguir até à curva e atacar o ponto tendo como referência o relevo e as falésias.
Opção B: sair pela direita contornando os topos das colinas e navegando pelas reentrâncias e colos. Atacar o ponto a partir do esporão entre as áreas pantanosas.
Analisando o perfil das opções verifica-se que a opção B consegue evitar a maior parte do desnível da pernada com um incremento de apenas 50 metros de distância, mas assume o risco da navegação sem caminhos. A opção A aproveita faz a maior parte do percurso em caminho, sendo mais segura na navegação, mas acrescenta mais de 300 metros à distância, o que pode ser significativo numa prova ultra longa...

Opções dos atletas:


Analisando os dados GPS disponíveis, verifica-se que Olav Lundanes tem o melhor registo, pela opção A, com 5:29, enquanto Hans Petter Mathisen perde 20 segundos, obtendo o segundo melhor tempo, seguindo uma variante um pouco mais longa da opção B.



Sem comentários:

Enviar um comentário