quarta-feira, 17 de junho de 2020

Desafio Route Choice - 66

No desafio de hoje continuamos na Cerkno Cup de 2018, na Eslovénia, para abordar a oitava pernada do escalão masculino na etapa de distância longa, que coincide com a sexta pernada do escalão feminino.
A pernada, com 1,7km, decorre numa encosta íngreme, atravessando um esporão, a que se seguem um conjunto de reentrâncias que assume um formato cónico atá ao ponto:
Da conjugação entre o relevo e a rede de caminhos resulta um número infindável de variantes possíveis, das quais elegemos três soluções genéricas:
Opção A: subir pela esquerda, apanhar o caminho que segue à curva de nível e, a seguir ao 9, descer e atacar o ponto.
Opção B: seguir a linha, evitando as reentrâncias a sul do 13. Passar a elevação no colo e seguir até à casa que serve de referência para a abordagem ao ponto.
Opção C: seguir a linha, evitando as reentrâncias a sul do 13. Contornar a elevação pela direita seguindo o caminho até sul da casa. Deixar o caminho e navegar pelo relevo até ao ponto.
Analisando o perfil das opções verifica-se que a A, embora mais segura e apoiada em caminhos, acumula quase 150 metros de desnível e chega aos 2,2km de distância. 
A opção B é claramente a mais curta mas acumula também 150 metros de desnível. A opção C consegue poupar algum desnível chegando aos 2km, mas implica maior risco na abordagem ao ponto...

Opções dos atletas:


Analisando os dados GPS constata-se que em ambos os escalões o melhor resultado foi registado em variantes da opção C, com larga margem sobre os melhores registos nas outras opções...




Sem comentários:

Enviar um comentário