segunda-feira, 29 de junho de 2020

Desafio Route Choice - 75


No desafio de hoje analisamos a décima segunda pernada do escalão M21 na prova de distância lonha do WOC2018, disputado na Letónia.

A pernada, que sucede à do desafio de ontem, tem uma distância de 1,1km e corta perpendicularmente duas reentrâncias, tendo como principal constrangimento uma área interdita a meio da pernada, que coloca aos atletas a opção de contornar pela esquerda ou pela direita.

Opção A: contornar pela esquerda.
Opção B: contornar pela direita.
Embora exista uma terceira opção, que consiste em descer e contornar as elevações pela esquerda, subindo a seguir ao 21 ou junto à área interdita, não a considerámos para análise porque implica um acréscimo de distância para o dobro, sem reduzir significativamente o desnível...


Analisando o perfil das opções constata-se que são equilibradas quer em distância quer em desnível. A opção A assume o maior desnível na parte final enquanto a B o faz logo à saída do controlo. à primeira vista, a B poderá apresentar menor risco de navegação...

Opções dos atletas:


Os dados GPS confirmam o equilíbrio entre as opções, com Frederic Tranchand e Ruslan Glibov a realizarem exatamente o mesmo tempo, com 7:47.
Os atletas que optaram por contornar registaram perdas na ordem dos 3 minutos, um acréscimo de quase 50% face aos melhores registos.




Sem comentários:

Enviar um comentário