segunda-feira, 15 de junho de 2020

Desafio Route Choice - 65


No desafio de hoje continuamos na Cerkno Cup 2018, na Eslovénia, desta vez para abordar a primeira pernada do escalão feminino, na prova de distância longa.
A pernada, com uma distância de 0,75km, atravessa um esporão com uma elevaçãod e cerca de 50 metros, deixando três possibilidades genéricas:
Opção A: seguir pelo caminho subindo ao topo do esporão, continuar até passar a área semi aberta / pomar e atacar o ponto descendo pela floresta.
Opção B: seguir o caminho, infletindo para a direita a meio da subida de modo a poupar desnível. Atravessar o pomar e atacar o ponto navegando pelo relevo.
Opção C:  descer até ao colo, apanhar o trilho da direita, à curva de nível e contornar a falésia, evitando assim o esporão. Apanhar o trilho e atacar o ponto a partir do limite do pomar.
Analisando o perfil das opções verifica-se que a opção A permite maximizar a utilização do caminho, conferindo maior segurança no ataque ao ponto, mas com um ligeiro acréscimo de desnível e de distância face à opção B que consegue evitar o topo do esporão sem aumentar a distância, mas acarreta alguma incerteza no ataque ao ponto. A opção C evita totalmente o desnível e tem um ponto de ataque razoavelmente seguro, mas acrescenta 150 metros á opção.

Opções dos atletas:


De acordo com os dados GPS disponíveis, o melhor registo foi alcançado pela opção A, por Iliana Ilieva, com 5:57 que bateu por escassos 5 segundos o melhor tempo d aopção B alcançado por Nusa Jeram. Relativamente à opção C, não é possível fazer uma análise comparativa eficaz uma vez que as quatro atletas que optaram por variantes desta opção cometeram erros de navegação significativos...




Sem comentários:

Enviar um comentário