sexta-feira, 26 de junho de 2020

Desafio Route Choice - 73


No desafio de hoje abordamos a nona pernada do percurso M21 na prova de distância longa do WOC 2018, disputado em Turaida, na Letónia.



A pernada, com 2,5km de distância linear, decorre numa encosta, cruzando várias reentrâncias bastante pronunciadas, que apresentam uma orientação geral de Oeste (uma zona plana com áreas de cultivo, à direita na imagem) para Este até à margem do rio.
Face à distância da pernada e às múltiplas opções de navegação existentes decorrentes do relevo e da existência de diversas áreas vegetação densa, identificamos as opções como estratégia de navegação e não propriamente como uma rota efetiva:


Variante A: pela esquerda descendo tudo e subindo apenas no esporão do ponto.
Variante B: seguir a linha procurando evitar as reentrâncias de maior profundidade.
Variante C: pela direita passando na zona do ponto 4 e seguindo pelo trilho que passa na elevação antes do ponto.


Analisando o perfil das opções verifica-se que a B segue o perfil geral da pernada, evitando algumas reentrâncias sem acréscimo significativo de distância. A opção A consegue reduzir o desnível para metade, evitando as reentrâncias, mas acrescenta 600 metros ao percurso e a C neutraliza quase todo o desnível com um acréscimo de quase 800 metros.

Opções dos atletas:

 
Considerando os dados GPS disponibilizados, verifica-se que a maioria dos atletas optou por variantes da A, descendo pela esquerda O melhor registo pertenceu a Olav Lundanes com  13:32, batendo Rusian Glibov, o melhor da opção B, por cerca de 50 segundos. A melhor marca em variantes de C foi para Milos Nykodym, já com uma perda na casa dos 2 minutos...
A título de curiosidade, referência para a opção do coreano Seongbeom Heo com uma opção totalmente pela direita, por estrada, que duplicou quer a distância da pernada quer o tempo gasto por Lundanes...


Sem comentários:

Enviar um comentário