quinta-feira, 25 de junho de 2020

Desafio Route Choice - 72



Nos próximos desafios vamos até à Letónia para analisar opções do World Orienteering Championship 2018 - WOC 2018, disputados na região de Turaida.
No desafio de hoje abordamos a quinta pernada do escalão masculino na prova de distância longa.
Trata-se de uma pernada relativamente curta, com 0,7 km que decorre de Este para Oeste cortando perpendicularmente um conjunto de reentrâncias que tem início num planalto localizado à esquerda da imagem. Deste modo, como as reentrâncias ficam mais profundas do lado direito, só iremos considerar as opções à esquerda da linha:

Opção A: subir pelo esporão, apanhar o trilho, atravessar o planalto e infletir para a direita atacando o ponto pela área pantanosa.

Opção B: subir pelo esporão, atravessar a primeira linha de água e contornar no limite das reentrâncias. Atacar o ponto após o último esporão, aproveitando a passagem no branco junto à linha de água.

Opção C: seguir a linha desviando apenas das reentrâncias mais profundas. Atacar o ponto após o último esporão, aproveitando a passagem no branco junto à linha de água.

Analisando o perfil das opções, verifica-se que o desnível da pernada não é muito significativo e, para o reduzir, é necessário incrementar distância.
Assim, a opção C evita as reentrâncias mais profundas acrescentando 20 metros de distância aos 660 metros da pernada. A B evita quase todas as reentrâncias e acrescenta 90 metros, enquanto a A utiliza o planalto, evitando o desnível, mas acrescenta 170 metros à pernada...

Opções dos atletas:


Analisando os daods GPS dos atletas verifica-se que o melhor tempo foi obtido por Frederic Tranchand pela opção C, batendo por cerca de 20 segundos Leonid Novikov que optou por uma variante da C contornando o último esporão pela direita e por 25 segundos Mathias Kyburz que escolheu a opção B.
O único atleta que optou pela opção A foi Andrey Salin, que obteve um registo bastante modesto perdendo quase dois minutos ao falhar o ataque ao ponto...






Sem comentários:

Enviar um comentário