quinta-feira, 18 de junho de 2020

Desafio Route Choice - 67


Continuamos na Cerkno Cup 2018 para analisar a décima pernada do escalão masculino (oitava do feminino), que decorre na mesma encosta, mas em sentido inverso da do desafio de ontem.
À semelhança da de ontem, a pernada apresenta um desnível acumulado de quase 150 metros, sendo ligeiramente mais curta, com 1,35km. Neste caso, não sendo possível evitar a desnível, a opção passa pela escolha do melhor itinerário, identificando-se quatro opções:
Opção A: apanhar o caminho seguindo até ao ponto 15 e navegar pelo relevo até ao 10.
Opção B: apanhar o caminho, subir até ao ponto 13, passar no caminho junto ao 14 e atacar o ponto.
Opção C: subir para o caminho da direita, subir até ao topo do monte e apanhar o caminho até ao 10.
Opção D: subir para o caminho da direita, passar no colo descendo pelo caminho no limite do mapa e atacar o ponto a partir do 11.
Analisando o perfil das opções, verifica-se que a opção A é relativamente longa, com mais de 1,6km, não consegue evitar o desnível e apresenta algum risco na abordagem ao ponto.
A opção B é a mais curta, mas enfrenta toda a subida fora de caminhos, o que pode prejudicar o ritmo médio. A C é mais equilibrada em termos de distância e segurança, mas enfrenta todo o desnível, passando no topo da colina. A D é a mais longa, mas assenta sempre em caminho e permite distribuir o declive ao longo do percurso...

Opções dos atletas:


Analisando os dados GPS disponíveis, verifica-se a existência de resultados diferentes nos dois escalões. No masculino, Ivan Sirakov cumpriu a pernada em 10:42, pela opção D, ao passo que nas senhoras, Kristina Ivanova obteve o melhor registo pelo opção C.
A diferença nos dados não se fica por aqui: se no percurso feminino os melhores resultados surgiram na opção C, com uma diferença para o melhor registo nas outras opções superior a quatro minutos (!), nos homens os registos foram bem mais equilibrados, com Tim Robertson a obter o segundo registo, com mais 27 segundos, pela opção B e Gene Beveridge a perder 47 segundos pela C, com o quarto melhor tempo...



Sem comentários:

Enviar um comentário