quinta-feira, 9 de julho de 2020

Desafio Route Choice - 80


No desafio de hoje analisamos a terceira pernada de uma prova de treino e seleção realizada pela equipa da Suiça na Letónia, como preparação para o WOC2018.

A pernada tem cerca de 1,3km e tem como principais constrangimentos a existência de uma elevação de 25 metros (equidistância de 5 metros) no ultimo terço da pernada...

Opção A: subir pela esquerda até ao planalto, passar junto ao 12, descer, apanhar o trilho e atacar o ponto a partir do marco, navegando com o relevo.

Opção B: seguir a linha subindo o esporão, descer pelo trilho até à estrada, contornar a elevação pelo caminho da esquerda e atacar o ponto a partir do marco, navegando com o relevo.

Opção C: seguir a linha subindo o esporão, descer pelo esporão à direita, passar no colo e seguir até à estrada. Contornar a elevação pelo caminho da direita e atacar o ponto pela reentrância.

Analisando o perfil das opções verifica-se que a A é a que melhor evita o desnível, mas é também a mais longa. A B é a que melhor aproveita os trilhos existentes, enquanto a C é a mais curta e tem um ponto de ataque mais seguro.

Opções dos atletas:


Analisando os dados GPS, verifica-se que o melhor registo foi de Fredric Portin, pela opção B, com 7:32. Matthias Kyburz registou mais 12 segundos, numa variante da C em que, com um maior afastamento à linha, evitou totalmente o esporão. Florian Howald perdeu um minuto numa variante mais curta da opção A, em que nos parece ter perdido tempo na travessia da reentrância e esporão junto ao ponto 12.



Sem comentários:

Enviar um comentário