Decorreu no passado sábado o nosso primeiro treino de orientação pedestre do clube após o período de confinamento que vivemos e que levou ao cancelamento ou adiamento de todos os eventos da modalidade.
A iniciativa, destinada a promover o treino dos nossos atletas e a divulgação da modalidade, decorreu de acordo com as normas difundidas pela Direção Geral da Saúde e das recomendações da Federação Portuguesa de Orientação, nomeadamente através das seguintes medidas:
- Inscrições com pagamento prévio de modo a reduzir o contacto dos participantes com a organização;
- Uso de máscara pelos elementos da organização;
- Uso de máscara pelos participantes no contacto com a organização;
- Disponibilização de desinfetante (álcool-gel no secretariado);
- Definição prévia de períodos de partida (intervalos de meia hora) de modo a evitar concentração de participantes;
- Alargamento do período de partidas;
- Aumento do intervalo de tempo na partida de atletas do mesmo percurso;
- Disponibilização de um sistema de controlo através de GPS (GPS Orienteering Run).
Compareceram à iniciativa 82 participantes, distribuídos pelos três percursos disponíveis, num total de 97 percursos realizados (15 participantes do clube aproveitaram para, no final, realizar um segundo percurso mais exigente):
Resultados
Apesar de se tratar apenas de um treino, para quem pretendia uma vertente mais competitiva foram disponibilizados os percursos através da App GPS Orienteering Run.
Esta aplicação, disponível apenas para sistemas Android, efetua o registo automático da passagem pelos pontos de controlo através da posição GPS. No final os participantes podem consultar o seu resultado e, se fizerem o upload para o servidor, passam a constar da classificação do percurso, o que permite comparar o desempenho com os restantes participantes.
Os resultados obtidos estão disponíveis nos seguintes links:
Distanciamento Social - Análise Estatística
Para garantir o necessário distanciamento entre os participantes em prova, e tendo em conta o número de inscritos por percurso, foram estabelecidos intervalos mínimos de partida de 3 minutos para o percurso difícil e de 6 minutos para os percursos fácil e médio.
Considerando a janela horária de partidas, o número de participantes em cada percurso e a distância de cada percurso, obtemos os seguintes indicadores de distanciamento:
Notas:
Estes dados constituem uma referência de planeamento para futuros eventos e resultam da média aritmética simples.
A concentração média de atletas entre as 9:30 e as 10:30 foi superior à registada entre as 10:30 e as 13:00.
Sem comentários:
Enviar um comentário