segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Desafio Route Choice - 90



Nos próximos desafios vamos até ao sul da Finlândia para analisar uma das primeiras competições após confinamento.
Trata-se de uma prova de estafetas organizada "em substituição" da Jukola, designada por Impivaaran Viesti.
Nesta competição participavam equipas de onze elementos (sete masculinos e quatro femininos), numa prova linear em que foram usados 25 mapas diferentes, numa distância total de cerca de 118 km, e mais de catorze horas de competição.

No desafio de hoje analisamos a sexta pernada do primeiro percurso, com cerca de 0,7km.
A pernada decorre em subida, com o ponto 6 situado a uma cota quarenta metros superior ao 5, e atravessa uma elevação e uma área pantanosa que condicionam as opções. Assim, identificam-se duas opções gerais:



Opção A: contornar o cume da primeira elevação e a área pantanosa pela esquerda, e seguir a linha até ao ponto.

Opção B: contornar a elevação pela direita aproveitando os caminhos e atacar o ponto tendo como referência o esporão da direita.

Analisando o perfil das opções, verifica-se que a A reduz ligeiramente o desnível da pernada, exigindo alguma navegação para o ponto, enquanto a opção B consegue evitar a primeira elevação, mas com um incremento de cem metros na distância, difícil de compensar em ritmo de progressão. 

Opções dos atletas:


Com base nos dados GPS disponíveis, constata-se que a maioria dos atletas escolheu uma variante da opção B, aproveitando ao máximo a circulação pelo caminho. 
Não obstante, o melhor registo coube a Pargas IF (PIF) que, numa variante da A, realizou 3:45, batendo o Rajamaki Regiment, melhor registo da B, por onze segundos...




Sem comentários:

Enviar um comentário