No desafio de hoje analisamos vigésima primeira e última pernada do primeiro percurso da Impivaaran Viesti.
Trata-se de uma prova de equipas disputada no sul da Finlândia, em junho de 2020, composta por 11 percursos, num total de 118 km.
A pernada tem cerca de 0,9km e decorre num área sem relevo relevante, mas com algumas áreas pantanosas que podem condicionar as opções. A existência de uma área privada imediatamente antes do ponto obriga a desviar para um dos lados... Assim, identificam-se duas opções genéricas:
Opção A: seguir a linha e contornar a área pantanosa pelo trilho da esquerda e atacar o ponto a partir da chegada.
Opção B: sair pela direita aproveitando os trilhos e atacar o ponto a partir da colina, utilizando o pântano como corrimão.
Analisando o perfil das opções verifica-se que ambas conseguem evitar o reduzido desnível da pernada. Assim, o fator de decisão deverá ser distância versus transitabilidade: a opção A decorre sempre em caminho, acrescentando cerca de 100 metros face à B que faz 1/3 da distância em floresta limpa...
Opções dos atletas:
Analisando os dados GPS disponíveis, verifica-se que nenhum atleta escolheu a opção B. O melhor registo pertenceu novamente a Portin da equipa Pargas IF, com 4:06, ganhando quase um minuto a Oikarinen numa variante mais direta e minuto e meio a Ruohola, da MS Parma, numa opção mais distante, pela estrada...
Sem comentários:
Enviar um comentário