quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Desafio Route Choice - 96

No desafio de hoje analisamos a sexta pernada do nono percurso da Impivaaran Viesti.

Trata-se de uma prova de equipas disputada no sul da Finlândia, em junho de 2020, composta por 11 percursos, num total de 118 km.

A pernada apresenta uma distância de 1,1km, sem desnível relevante, tendo apenas como condicionante a existência le algumas áreas alagadiças (que, nesta altura do ano, não costumam ser relevantes).

Assim, identificam-se três opções genéricas:

Opção A: descer pela esquerda e apanhar o trilho, saindo depois pela reentrância ao longo do curso de água e da margem do pântano até ao ponto.

Opção B: seguir a linha desviando apenas do pântano e da parte mais alta da elevação.

Opção C: sair pela direita até ao trilho, descer pelo esporão e atacar o ponto navegando pelas margens do pântano.

Analisando o perfil das opções, com a B a replicar o perfil da pernada, poupando algum desnível, verifica-se que a C procura um pouco mais de segurança recorrendo ao trilho, com um ligeiro aumento de distância e de desnível.

A opção A simplifica bastante a navegação que se torna segura pelas referências lineares (ribeiro e margem do pântano) no ataque ao ponto, à custa de um aumento de quase 200 metros de distância.

Opções dos atletas:


Os dados GPS disponíveis revelam que a maioria dos atletas fez opções entre a B e a C.
Não obstante, o melhor registo pertenceu a Haajanen, pela opção A, com 7:07, uma vantagem de quase 30 segundos para o segundo melhor registo, pertencente a Arola, numa variante entra a B e a C.
Barnett, pela opção C e Laaksonen, por uma variante da B, perderam quase um minuto para o melhor registo.


Sem comentários:

Enviar um comentário