sábado, 29 de agosto de 2020

Desafio Route Choice - 99


No desafio de hoje vamos até à região Finlandesa da Lapónia para analisar a sexta pernada do percurso masculino da segunda etapa da Lapland O Week 2020.

A prova disputou-se no mapa de Kaulavaara, à escala de 1:15000, e com equidistância de 5 metros, num terreno de floresta, bastante pedregoso e com algumas áreas pantanosas...

A pernada em análise tem uma distância de cerca de 1,8km e corta uma reentrância pouco profunda mas irregular, uma elevação pedregosa (esporão) e uma reentrância pantanosa. Como se trata de uma encosta que desce da direita para a esquerda, inviabilizando opções válidas pela direita, identificam-se apenas duas opções genéricas:

Opção A: pela esquerda até à aldeia, seguindo pela estrada, atravessar o pântano e atacar o ponto pelo trilho, atravessando o esporão.

Opção B: seguir a linha desviando da área pantanosa pela direita.
Analisando o perfil das opções, verifica-se que a B consegue atenuar ligeiramente o desnível, sem incremento significativo da distância. A opção A consegue evitar o ascendente e faz metade do percurso em estrada, mas acrescenta mais de 300 metros de distância...

Opções dos atletas:


Com base nos dados GPS disponíveis, contsta-se que a maioria dos atletas optou por seguir a linha (opção B e variantes). 
O melhor registo pertenceu a Arttu Syrjalainen, pela B, com 9:15, batendo o melhor tempo da opção A, obtido por Miika Kirmula, por apenas 10 segundos.





Sem comentários:

Enviar um comentário