quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Desafio Route Choice - 91


No desafio de hoje analisamos a sétima pernada do primeiro percurso da Impivaaran Viesti.
Trata-se de uma prova de equipas disputada no sul da Finlândia, em junho de 2020, composta por 11 percursos, num total de 118 km.


A pernada em análise tem cerca de 1,7km de distância.
Embora não apresente grandes dificuldades ao nível do relevo, existem dois fatores que condicionam as opções: a vegetação densa na zona do ponto 7 e a existência de terrenos de cultivo à saída do ponto 6, marcados como áreas interditas, que condicionam significativamente as opções.

Opção A: seguir pelo caminho da esquerda e atacar o ponto no fim do esporão, atravessando a vegetação.

Opção B: contornar a área interdita pelo caminho da esquerda e depois seguir a linha.

Opção C: seguir pelo caminho da direita e atacar o ponto pelo limite da vegetação densa.


A análise do perfil das opções confirma a avaliação inicial de que o desnível não é fator de decisão nesta pernada.
A opção B apresenta um perfil similar ao da pernada, com uma extensão de 1,8 km, mas com pouco mais de 0,5km por caminhos, apresentando como fator de risco a travessia de áreas pantanosas e de vegetação.
As opções A e C são similares, com a C a ter mais desnível e uma distância ligeiramente superior, mas garantindo uma abordagem mais segura ao ponto do que a da A, que tem que atravessar vegetação densa no ataque ao ponto...

Opções dos atletas:


Considerando os dados GPS disponíveis, o melhor registo pertenceu ao atleta da equipa MS Parma, com 9:07, pela opção C, batendo por 43 segundos o atleta da Pargas IF que seguiu a opção B. Pela opção A, o atleta da Kangasala SK perdeu cerca de 2:30!



Sem comentários:

Enviar um comentário