quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Desafio Route Choice - 101

 


No desafio de hoje, continuamos em Jyväskylä, na Finlandia, para analisar a décima sétima pernada do percurso masculino nos Campeonatos Nacionais de Distância Média deste país, disputados no passado dia 29 de agosto.
A prova, pontuável para o Ranking Mundial (World Ranking Event) disputou-se no mapa de Paljakko, um mapa com bastantes detalhes rochosos e de relevo, à escala de 1:10.000 e com equidistância de 5 metros.

A pernada tem cerca de 750 metros, com início no alto da colina da quinta pernada, analisada no último desafio e permite identificar três opções genéricas:


Opção A: pela esquerda, seguindo pelo esporão e atacando o ponto a partir das falésias.

Opção B: sair pela esquerda até ao caminho continuando até ao trilho e atacando o ponto a partir das duas pedras.

Opção C: sair pela direita passando pelo ponto 14, e apanhar o caminho, seguindo o final da opção B.

Analisando o perfil das opções verifica-se que todas elas evitam o ascendente. 
Assim, neste caso, a decisão passar por saber que acréscimo de distância quer aceitar para aumentar o ritmo e a segurança, recorrendo a caminhos?
A opção A é a mais curta, sem caminhos, a C é intermédia e a B a mais longa, maioritariamente em caminhos...

Opções dos atletas:


Através dos dados GPS disponíveis, verifica-se que a maioria dos atletas escolheu uma variante da opção B e ninguém utilizou a C.

O melhor registo pertenceu a Topi Syrjäläinen , com 3:19 pela opção A, batendo por meros 7 segundos o melhor registo da opção B, pertencente a Akseli Rouhola.




Sem comentários:

Enviar um comentário